A Roku, plataforma americana de streaming, divulgou a pesquisa “Hábitos de streaming dos brasileiros”, produzida no aniversário de dois anos da chegada da empresa no Brasil. Os resultados mostram que 75% dos entrevistados se utilizam da modalidade para entretenimento todos os dias e 88% já chegaram a virar a noite maratonando uma série. Em comparação com 12 tipos de atividades do dia a dia, essa modalidade foi apontada como a preferida sobre a maioria delas. A sondagem foi desenvolvida pelo Instituto FSB Pesquisa, entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, em abordagem on-line junto a dois mil consumidores de 18 anos ou mais.
Ao serem perguntados o que preferem fazer, se streaming ou outras atividades de lazer ou entretenimento, os entrevistados responderam que escolhem essa modalidade a, por exemplo, ler um livro (74%), a assistir a um jogo do seu time de futebol (68%), a sair com amigos (63%), a praticar esportes (R$ 61%), ou ir a uma festa ou show (61%).
“Os resultados demonstram que estamos, de fato, vivendo a década do streaming e que essa forma de consumir conteúdo veio mesmo para ficar. Durante o momento mais crítico da pandemia, vimos um aumento do consumo de streaming, mas, mesmo com a retomada da rotina das pessoas, continuamos a ver esses hábitos”, acredita Luis Bianchi, diretor de marketing América Latina da Roku. Segundo ele, o estudo também confirma, entretanto, que certas atividades continuam sendo prioritárias para os brasileiros, que nem o streaming consegue levar embora: ir à praia (39%), ficar com a família (32%) e fazer sexo com o(a) companheiro(a) (25%).
Maratona pelas séries
O levantamento mostra que, para 75% dos respondentes, streaming é algo que eles fazem diariamente e normalmente sozinhos (51%) ou em família (42%). Eles também fazem streaming durante as refeições (89%) e na arrumação da casa (55%). A preferência é tamanha que 88% dos entrevistados disseram já ter virado madrugadas assistindo a uma série no streaming. Setenta e dois por cento já deixaram de sair com amigos para assistir a seu conteúdo favorito e 54% confessaram terem chegado atrasados a um compromisso por causa do streaming.
Entre aqueles que preferem fazer streaming acompanhados, 38% têm marido ou mulher como companhia ideal, seguido do(s) filho(s) – 31%. Já entre as companhias menos desejadas apontadas, apareceram avós (23%) e amigos (20%). Ao explicar a escolha, os entrevistados disseram que essas companhias fazem barulho durante o streaming (25%) e acham difícil chegar a um título que seja do agrado de todos (19%).
Ao descrever o tipo de pessoa que é mais irritante na hora do streaming, 77% acham que é quem fica conversando durante a atração, 57% disseram que é a pessoa que fica chamando, 34% quem demora muito para escolher o que vai assistir e 33% aquela que quer escolher sozinha.
Brasileiros preferem a tela maior
Sessenta e cinco por cento dos entrevistados preferem fazer o streaming do seu conteúdo favorito na tela da TV, comparado com 17% no celular e 15% no computador. “Quando analisamos os resultados da pesquisa e o comportamento dos brasileiros, vemos que a Roku oferece exatamente o que o consumidor de streaming no Brasil quer: equipamentos e TVs com todo o conteúdo que os consumidores procuram, com mais de cinco mil canais e 100 mil filmes, séries, esportes e episódios para a TV, para assistir sozinho ou acompanhado”, diz Bianchi, referindo-se à família das Roku TVs, fabricadas em parceria com AOC, Philco, Semp e TCL, e ao Roku Express, aparelho da Roku que transforma uma TV antiga numa smart TV.
Sete entre 10 respondentes afirmaram ter preferência a assistir a um filme em casa ao invés do cinema. Porém, muitos revelaram que já fizeram streaming no trabalho (11%), durante uma aula (5%), no banheiro (3%), no hospital (3%) e até numa festa (1%).