Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Maioria dos brasileiros consomem streaming todos os dias

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Luis Bianchi, diretor de marketing América Latina da Roku

A Roku, plataforma americana de streaming, divulgou a pesquisa “Hábitos de streaming dos brasileiros”, produzida no aniversário de dois anos da chegada da empresa no Brasil. Os resultados mostram que 75% dos entrevistados se utilizam da modalidade para entretenimento todos os dias e 88% já chegaram a virar a noite maratonando uma série. Em comparação com 12 tipos de atividades do dia a dia, essa modalidade foi apontada como a preferida sobre a maioria delas. A sondagem foi desenvolvida pelo Instituto FSB Pesquisa, entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, em abordagem on-line junto a dois mil consumidores de 18 anos ou mais. 

Ao serem perguntados o que preferem fazer, se streaming ou outras atividades de lazer ou entretenimento, os entrevistados responderam que escolhem essa modalidade a, por exemplo, ler um livro (74%), a assistir a um jogo do seu time de futebol (68%), a sair com amigos (63%), a praticar esportes (R$ 61%), ou ir a uma festa ou show (61%).

“Os resultados demonstram que estamos, de fato, vivendo a década do streaming e que essa forma de consumir conteúdo veio mesmo para ficar. Durante o momento mais crítico da pandemia, vimos um aumento do consumo de streaming, mas, mesmo com a retomada da rotina  das pessoas, continuamos a ver esses hábitos”, acredita Luis Bianchi, diretor de marketing América Latina da Roku. Segundo ele, o estudo também confirma, entretanto, que certas atividades continuam sendo prioritárias para os brasileiros, que nem o streaming consegue levar embora: ir à praia (39%), ficar com a família (32%) e fazer sexo com o(a) companheiro(a) (25%). 

Maratona pelas séries
O levantamento mostra que, para 75% dos respondentes, streaming é algo que eles fazem diariamente e normalmente sozinhos (51%) ou em família (42%). Eles também fazem streaming durante as refeições (89%) e na arrumação da casa (55%).  A preferência é tamanha que 88% dos entrevistados disseram já ter virado madrugadas assistindo a uma série no streaming. Setenta e dois por cento já deixaram de sair com amigos para assistir a seu conteúdo favorito e 54% confessaram terem chegado atrasados a um compromisso por causa do streaming. 

Entre aqueles que preferem fazer streaming acompanhados, 38% têm marido ou mulher como companhia ideal, seguido do(s) filho(s) – 31%. Já entre as companhias menos desejadas apontadas, apareceram avós (23%) e amigos (20%). Ao explicar a escolha, os entrevistados disseram que essas companhias fazem barulho durante o streaming (25%) e acham difícil chegar a um título que seja do agrado de todos (19%).

Ao descrever o tipo de pessoa que é mais irritante na hora do streaming, 77% acham que é quem fica conversando durante a atração, 57% disseram que é a pessoa que fica chamando, 34% quem demora muito para escolher o que vai assistir e 33% aquela que quer escolher sozinha.  

Brasileiros preferem a tela maior
Sessenta e cinco por cento dos entrevistados preferem fazer o streaming do seu conteúdo favorito na tela da TV, comparado com 17% no celular e 15% no computador. “Quando analisamos os resultados da pesquisa e o comportamento dos brasileiros, vemos que a Roku oferece exatamente o que o consumidor de streaming no Brasil quer: equipamentos e TVs com todo o conteúdo que os consumidores procuram, com mais de cinco mil canais e 100 mil filmes, séries, esportes e episódios para a TV, para assistir sozinho ou acompanhado”, diz Bianchi, referindo-se à família das Roku TVs, fabricadas em parceria com AOC, Philco, Semp e TCL, e ao Roku Express, aparelho da Roku que transforma uma TV antiga numa smart TV. 

Sete entre 10 respondentes afirmaram ter preferência a assistir a um filme em casa  ao invés do cinema. Porém, muitos revelaram que já fizeram streaming no trabalho (11%), durante uma aula (5%), no banheiro (3%), no hospital (3%) e até numa festa (1%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima