Estudo da PwC e do Instituto Locomotiva demonstra um público potencial de 75,7 milhões de pessoas para este segmento no próximo ano
Produtos eletrônicos estão entre as intenções de compra de 68% dos consumidores das classes C, D, e E nos próximos 12 meses. Esses dados fazem parte da pesquisa “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, realizada pela PwC Brasil e pelo Instituto Locomotiva, que demonstra um público potencial de 75,7 milhões de pessoas para este segmento no próximo ano.
Este é um mercado que já vem crescendo nos últimos anos, pois 45% dos consumidores ouvidos pela pesquisa disseram que compraram mais eletrônico nos últimos dez anos. Para o futuro, a tendência é que o mercado se mantenha aquecido, já que 34% disseram que pretendem consumir mais produtos desta categoria.
O levantamento também aponta que as dificuldades no acesso ao crédito restringem o a cesso das das classes C,D e E a produtos eletrônicos, 20% dos consumidores comentaram que gostariam de comprar, mas não terão condições nos próximos meses.Além disso, 36% afiamm que comprariam mais produtos da categoria se tivessem mais acesso a crédito.
Dividido entre as classes C, D e E, o mercado da maioria representa 76% da população brasileira e responde por quase metade do consumo do país. A pesquisa foi realizada com mais de 2,3 mil pessoas e contou ainda com entrevistas por vídeo com lideranças de grandes empresas do setor de varejo e consumo.