Pesquisa da Octakesk e Opinion Box aponta ainda que 29% dos consumidores acreditam que o e-commerce pode ser golpe se aceitar apenas alguns meios de pagamentos
Ao oferecer a opção de pagamento via QR Code, o canal de e-commerce estará agradando 64% das pessoas que conhecem e já utilizaram esse meio. O recurso que funciona como “código de barras” digital vem passando por transformações, mas agora parece ter caído na graça dos consumidores. A constatação faz parte da pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, confirmando que, para quem já se habituou às comprar on-line, uma parte importante do processo é o pagamento.
Para Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, o universo dos pagamentos digitais está repleto de opções para facilitar a vida dos usuários e é necessário oferecer opções de pagamento diversificadas para atrair consumidores para sua loja. “Para que isso funcione, é preciso que o comércio eletrônico também acompanhe essas mudanças e o surgimento de novas e modernas formas de pagar pelos seus produtos com ainda mais rapidez, conveniência e segurança”.
A pesquisa afirma que a forma de pagamento é fator decisivo para que 39% dos entrevistados escolham determinado e-commerce para finalizar a sua compra. Além de frete grátis (73%), promoções (64%) e prazo de entrega (48%), ampliar as possibilidades de pagamento pode ser uma excelente maneira de garantir mais compras para o negócio.. Já o cashback, usado como ferramenta de diferenciação em diversos programas de fidelidade, caiu em 10 pontos percentuais de um ano para o outro quando se trata de fatores que influenciam a compra.
Agilidade e praticidade
A busca pela agilidade e praticidade no processo de compra faz com que 41% dos consumidores deixem seus dados de pagamento salvos. Para o especialista, esse hábito destaca a necessidade de eliminar atritos ao longo da jornada de venda, com o objetivo de incentivar o retorno do cliente e, mais importante ainda, que ele indique a empresa devido à ótima experiência proporcionada. “Desde o primeiro contato com a marca até a entrega do produto, é crucial que as empresas otimizem suas operações e compreendam a jornada do cliente para identificar áreas de melhoria. Atualmente, a experiência do consumidor é um diferencial competitivo e desempenha um papel crucial na decisão de escolher uma marca em relação à outra”.
Além do aumento da concorrência no mundo on-line, a frequência de quem compra online também cresceu: em 2022, o estudo mostrou que apenas 12% dos usuários compravam uma vez por semana. Agora em 2023, este número aumentou para 17%. A mesma coisa para quem compra várias vezes por semana, que quase dobrou, foi de 7% para 12%. Dos entrevistados, 23% optam pela compra on-line por ter os meios de pagamento de sua preferência. “O usuário está falando sobre suas preferências, e com base nessas informações, é fundamental se diferenciar não só no produto oferecido, mas também na experiência de pagamento oferecida”, concluiu Ricco.Metodologia
O estudo foi realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, e ouviu mais de 2 mil consumidores on-line acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em maio de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.