O marketing digital virou uma realidade para as empresas brasileiras. Cerca de 90% das marcas presentes no país realizam ações de marketing digital. É o que aponta a segunda edição da Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing, revista eletrônica especializada em marketing, em parceria com a TNS Research International.
A edição 2010 da pesquisa entrevistou 372 profissionais das áreas de marketing e planejamento de empresas nacionais e multinacionais dos setores de serviços, varejo, agência de publicidade, bens de consumo, consultorias, agência digital e bens duráveis, sendo que 85% dessas empresas são brasileiras, e 54% delas são de pequeno porte, que contam com até 99 funcionários.
“Esses números mostram uma realidade sem volta no Brasil. É impossível vender e se relacionar com o consumidor sem ter estratégias digitais. A pesquisa aponta um mapa do marketing digital no Brasil todo e detalha com maior precisão o que pequenas, médias e grandes empresas desenvolvem em todos os setores”, afirma Bruno Mello, editor executivo do Mundo do Marketing.
O estudo levantou as principais ações de marketing trabalhadas durante o ano de 2010, e apontou que o e-mail marketing é a ação mais realizada entre as empresas, alcançando 80% delas, seguido por redes sociais com 67% e links patrocinados, com 53%.
Para Walter Sabini Junior, CEO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em envio e gestão de e-mail marketing, a pesquisa reitera a notoriedade do e-mail marketing no planejamento de marketing das companhias.
“Trabalhamos com e-mail marketing desde 2006 e pudemos acompanhar toda a evolução desse canal, enfatizando a importância das boas práticas e da relevância de conteúdo. Formamos empresas em relação ao aculturamento no bom relacionamento digital que deve existir e o email marketing caminha rumo à consolidação. A pesquisa foi fiel a um objetivo que buscávamos e comprova a efetividade das ações digitais por esse meio”, explica Sabini.