Marisa otimiza venda digital com dark store

Marca vem obtendo sucesso com o conceito de lojas fechadas funcionando como centro de distribuição

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A Marisa registrou redução de 30% no prazo de entrega das compras realizadas via site e app. A otimização foi possível após a marca apostar no novo conceito logístico de dark stores, lojas fechadas ao público que funcionam como pontos de distribuição para atender exclusivamente os canais digitais. A primeira operação foi inaugurada em São Paulo e o plano é expandir o modelo com novos espaços em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Visando dar tração, principalmente, às entregas feitas em um dia, com a expectativa de que representem 30% dos pedidos até o final de 2022.

Segundo Rafael Rocha, diretor de logística e engenharia da Marisa, o objetivo é acelerar a logística do e-commerce que, no primeiro trimestre de 2021, apresentou um crescimento de 67,3%, atendendo também às demandas que surgiram durante a pandemia. “As dark stores são operações fundamentais na nossa estratégia de omnicanalidade, que mira na experiência e comodidade da cliente que pode escolher o melhor canal para as suas compras. Esse movimento está alinhado aos planos da Marisa de se tornar a plataforma da mulher”, afirmou.

As dark stores são responsáveis pela separação e entrega dos produtos comprados nos canais digitais. Instaladas próximas a centros urbanos, atendem regiões especificas justamente para encurtar a distância entre o produto do varejista e o consumidor final, permitindo entregas mais rápidas, no mesmo dia (same day delivery) ou no dia seguinte (next day delivery). A cada pedido, o e-commerce cruza informações como a disponibilidade do produto, a menor distância e o menor frete para chegar ao cliente com mais agilidade.

Além de trazer velocidade ao negócio, o modelo também impactou o custo de frete, que caiu em 18%. “A primeira dark store da Marisa, instalada no Centro de Distribuição de Itaquaquecetuba, começou a operar em fevereiro deste ano para atender, inicialmente, o estado de São Paulo. Estamos crescendo em uma média de 25% ao mês. Portanto, em menos de 6 meses, o que era um teste se mostrou muito eficaz, tanto para a cliente que tem mais comodidade e menos prazo de entrega, quanto para a Companhia, demostrando o sucesso da operação”, complementa Rocha.