Marítima atualiza rede de comunicação



A infraestrutura da rede de comunicação da Marítima Seguros dava sinais de saturação. O cabeamento ultrapassado, construído com base em recursos obsoletos, era visto como o causador de erros na transmissão de dados. Isso gerava inúmeros problemas para os clientes internos, que são justamente os usuários dos sistemas da empresa. Parceira da seguradora há mais de 30 anos, a Siemens Enterprise Communications apresentou, cerca de um ano atrás, a resposta às necessidades da Marítima, atuando como arquiteta e administradora da rede de dados.

 

A Siemens Enterprise promoveu a atualização tecnológica da seguradora por meio dos serviços gerenciados OpenScale, que eliminaram gargalos da rede e aumentaram a performance das aplicações. “Hoje, temos uma solução avançada e pronta para o futuro, que permite gerenciar o tráfego IP e obter informações que possibilitam formas inovadoras e pró-ativas de gerenciamento de capacidade e disponibilidade”, comemora Rogério Escaleira, gerente de TI da Marítima. Escaleira se refere aos switches gerenciáveis da Enterasys, que, junto aos softwares de gerenciamento integrado CA, foram parte das recomendações da Siemens Enterprise Communications à seguradora.

 

O projeto elaborado para a Marítima envolveu os prédios da matriz. “Fizemos toda a atualização tecnológica da rede e, a partir disso, a responsabilidade pelo suporte, manutenção e monitoramento ficou com a Siemens Enterprise Communications”, explica Marcelo Bartiloti, CIO da Marítima. Atualmente, a partir de um Network Operation Center (NOC) localizado em São Paulo, a Siemens Enterprise monitora de forma pró-ativa, 24X7, todos os sinais vitais da base de dados da Marítima. A instalação foi planejada e executada pelos especialistas da empresa, utilizando as práticas de Project Management Institute (PMI), que levou em conta todas as necessidades do negócio da seguradora. O trabalho foi concluído em oito meses.

 

Outro diferencial importante é a equipe que a Siemens Enterprise mantém no prédio da Marítima. Por meio de um painel de controle, técnicos especializados acompanham o nível de serviço, a disponibilidade e o desempenho da rede e proveem o primeiro atendimento em caso de incidentes. No NOC, profissionais de suporte técnico de segundo nível ficam sempre à disposição para tratar dos incidentes de maior complexidade.

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