Em busca da captação e manutenção de doadores, a Fundação Abrinq passou a investir em marketing de relacionamento. Embora a aposta seja recente, a instituição já vem colhendo alguns bons resultados, de acordo com Victor Graça, gerente de desenvolvimento institucional. “Para um início, o grau de satisfação que temos com essas ações é bom”, avalia.
As campanhas da Fundação Abrinq tem como foco o face-to-face, e já fizeram com que os resultados fossem melhores que o esperado e com um ROI melhor que o de outros países que tem a mesma ação. “Nossa régua de relacionamento é solida e ajuda muito a manter aquecida a relação entre nós e nosso clientes, os doadores”, conta Graça.
As ações de marketing de relacionamento ainda estão em fase embrionária no setor, segundo Graça. Porém, ele vê como fundametal, pois os doadores podem conhecer e saber onde os recursos estão sendo utilizados. “O relacionamento com prospects é fundamental para nossa ação de branding e advocacy e vital na retenção de doadores. Normalmente, doadores informados não cancelam suas contribuições com tanta facilidade, se tornam mais fiéis”, explica.
Diante disso, ele aponta como imprescíndivel um bom sistema, persistência e monitoramento em uma ação de marketing de relacionamento. Em relação a tendência, Graça acredita no crescimento do relacionamento por meio das redes sociais, “até por conta do baixo custo”.