Segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, no primeiro semestre de 2016, foi registrado o surgimento de 1.020.740 empreendimentos. Um número recorde desde a criação da série histórica, em 2010. Com isso, também houve um crescimento constante de MEIs – em sete anos, passaram de menos da metade dos novos empreendimentos (44,0%, em 2010) para 80,0% no último levantamento. O que também fez surgir diversos novos desafios para os empreendedores: planejamento, mensuração, base de clientes, relacionamento, prospect, faturamento, etc.
O que muitos desses que estão iniciando ainda não possuem ciência é que é importante adotar uma estratégia de marketing digital, que não se aplica somente ao seu site. Segundo Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services, é preciso realizar uma estratégia real e que possa ser posta em prática com os recursos disponíveis. “As possibilidades de se trabalhar o marketing digital são infinitas e permitem que empresas, mesmo com pouco investimento, consigam entrar na disputa com grandes concorrentes e com resultados surpreendentes”, concluí.
Assim, especialistas da Serasa Experian Marketing Services recomendam seis práticas ampliar o seu negócio:
Planejamento
É imprescindível traçar seus objetivos antes de partir para o plano tático. É preciso saber onde quer chegar (financeiro, objetivo e posicionamento) para conseguir montar o plano tático. Alguns pontos que é necessário saber para traçar o objetivo: recebimentos de pedidos, atendimento e entrega, faturamento e geração de relatórios, aumento das vendas, NBO (Next Best Offer) para clientes existentes e prospecção de clientes novos.
Analise as informações que já tem
O registro de um cliente ou prospect não se resume apenas a um nome e endereço. Esse é apenas o ponto de partida para uma série de informações adicionais que podem aprimorar o relacionamento e ajudá-lo a se comunicar com os clientes de forma eficaz. Lembre-se, todo mundo prefere um contato personalizado (ser chamado por um nome ou apelido e até mesmo receber uma informação específica).
Conheça e segmente a base de clientes
Um dos segredos é conhecer os seus clientes para conseguir atingi-lo de forma eficaz. É possível utilizar informações externas para conseguir novas informações dos consumidores. É possível adquirir dados a partir de ferramentas do mercado. Outra dica é separar os clientes em três bases: clientes fiéis (alto ticket médio e perder é um grande custo), clientes pontuais (não são tão engajados, mas têm oportunidade de rentabilizar) e clientes inativos (pode ser até um ex-cliente).
Busque novos clientes
Agora que identificou o perfil do público-alvo é necessário buscar novos clientes para aumentar a base de atuação e também para evitar a estagnação de vendas. É preciso ter essas informações em seu planejamento para conseguir atuar no momento certo. É muito importante reduzir custos direcionando sua campanha de prospecção para os perfis corretos. A dica é não sair falando com todo mundo, é preciso escolher as pessoas certas para não perder munição, já que vivemos em um mercado muito competitivo.
Relaciona-se com seus clientes e mensure
Um ciclo de vida bem planejado é a garantia de que o cliente se sentirá bem acolhido. Nesse ciclo existem alguns desafios: planejamento, formas de comunicação e tratar os dados para agregar no relacionamento com o cliente. Cada etapa do ciclo de vida apresenta oportunidades para a implementação de réguas de relacionamento: aquisição (boas vindas, cadastros e newsletter); ativação (cupons, lançamentos e experimentação); engajamento (aniversário, indicações e preferências); reativação (pesquisas, eventos e descontos exclusivos); e conversão (confirmação de compra, produtos complementares e incentivos a próxima compra).
Fique atento e mantenha-se atualizado
Não se limite a buscar informação só dentro do negócio. É muito importante fazer comparações com os concorrentes, mas também fique atento com segmentos que podem trazer boas ideias para a empresa. Com relação aos dados fique atento, pois as informações perdem valor ao longo do tempo. É necessário sempre alimentar e atualizar os dados da sua base de clientes e prospect.