A PanData, empresa de soluções de automação bancária, lança o “PanData Personal Banking”, sistema que permite aos bancos a implementação de ações de marketing one-to-one e relacionamento, por meio dos canais de atendimento. A ferramenta direciona a propaganda e a oferta de produtos, de acordo com o perfil, preferências, hábitos de consumo e comportamento financeiro de cada cliente e as apresenta nos canais de atendimento, tanto nos canais diretos (ATM, Internet Banking, etc) interfaceando diretamente com o cliente; quanto nos indiretos (caixa, centrais de atendimento, plataforma de negócios, etc) nas telas dos atendentes dos bancos, que fazem a abordagem no momento do atendimento.
Desta forma, o banco evita a oferta de produtos que não seja do interesse do cliente, contribuindo na otimização dos resultados das campanhas e impedindo o desgaste de relacionamento. Além disso, o novo sistema automatiza políticas de cross-selling (vendas cruzadas), o que garante maior retorno neste tipo de negociação.
De acordo com Walter Tarabay, presidente da PanData, outro importante benefício da solução é a redução do time-to-market, já que os próprios atendentes conseguem identificar e trabalhar as oportunidades de negócio, sem depender da áreas específicas. “Desta forma a comunicação torna-se muito mais consistente e personalizada e ainda fideliza o cliente. Além disso, o banco consegue reduzir custo de pessoal”, diz Walter.
O sistema pode ainda ser integrado às soluções de CRM dos bancos e assim antecipar as necessidades dos clientes. “Isso ocorre por meio de um relacionamento de longo prazo com o cliente e conhecimento crescente do mesmo. A implantação de políticas de relacionamento é muito importante, especialmente neste momento em que os bancos estão buscando a massificação de suas bases”, afirma o executivo.