Marketing para um novo contexto



O marketing e a comunicação estão passando por uma profunda transformação, na opinião de Mauro Segura, diretor de marketing e comunicação da IBM Brasil. “Hoje, via internet e redes sociais, qualquer pessoa é produtor de conteúdo e divulgador. Qualquer um pode influenciar a marca, sendo crítico ou admirador”, completa. De olho nisso, a IBM desenvolveu a campanha “Clássicos em Códigos”. A ação é uma das finalistas do 18º Prêmio Abemd, na especialidade Digital.

 

A campanha tinha como objetivo promover a plataforma Jazz, da linha Rational da IBM, entre a comunidade de desenvolvedores. Para atingir esse público-alvo, foi criado o concurso “Clássico em Códigos”, que desafiava os programadores de TI por meio das redes sociais. Cada participante devia selecionar uma entre quatro histórias clássicas da literatura para ser contada por meio de códigos de programação. Depois, bastava entrar na fanpage do IBM Rational Brasil no Facebook e enviar a versão em código. As melhores programações foram premiadas. “Com isso, queríamos estimular a criatividade na comunidade de programadores e gerentes de TI que, em seu dia a dia, costuma interagir de forma objetiva e pragmática. Além disso, esta foi uma maneira interativa de se divulgar os atributos do produto da IBM, como sua flexibilidade, agilidade e o ambiente colaborativo”, explica Segura.

 

Para o diretor, o Prêmio Abemd é um importante termômetro para identificar tendências e apontar caminhos para o mercado. “Quando uma campanha de marketing de relacionamento é premiada, sabemos que estamos na direção certa, investindo em atividades no mundo digital com foco em criatividade, inovação e expansão dos canais de relacionamento com clientes”, afirma.

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