Ampliando a sua atuação no segmento de soluções em fidelidade, a MasterCard lançou no mercado brasileiro três plataformas que permitirão aos consumidores uma melhor experiência na interação com os programas de fidelidade de forma mais simples, segura e conveniente. A partir deste mês, estarão disponíveis tecnologias que possibilitam, por exemplo, pagar as compras do dia a dia com pontos em qualquer estabelecimento comercial que aceite MasterCard no Brasil e no mundo via aplicativo. Obter pontuação bonificada ou com crédito direto na fatura. Ou receber ofertas personalizadas de acordo com o padrão de consumo.
As inovações em fidelidade foram projetadas a partir das necessidades mapeadas no mercado brasileiro. O varejo, por exemplo, busca capturar o maior número possível de transações, sem, no entanto, afetar a experiência no ato do pagamento. “Os consumidores, por sua vez, de acordo com nosso estudo, quando participam dos programas apresentam dificuldades em juntar pontos suficientes para resgate, têm a percepção de que valem muito pouco no momento do resgate ou de que vencem rápido demais. Essa experiência é incompatível com a necessidade do consumidor que prefere opções imediatas, fáceis e tangíveis”, pondera Valério Murta, VP de produtos e soluções da MasterCard Brasil e Cone Sul.
Assim, com as soluções, o estabelecimento, emissor ou credenciador recebe a tecnologia pronta para implantar no negócio sem a necessidade de desenvolvimento ou treinamento. “O escopo passa por todo o processo: estratégia, segmentação, engenharia financeira, tecnologia, campanhas de acúmulo de resgate, comunicação e mensuração dos programas”, explica Murta. Outro benefício está relacionado à experiência do consumidor que passará a ter acesso a programas mais eficientes, simples e seguros. Como consequência as marcas passam a conquistar a preferência do cliente, potencializando a conexão com seus respectivos públicos e aumentando a fidelidade. “Nos últimos anos, esse segmento (fidelidade) foi definido como estratégico e alvo de investimento em desenvolvimento de produtos, parcerias estratégicas e aquisições de empresas com ativos que complementam o nosso core business para oferecer ao ecossistema de cartões as melhores experiências e resultados”, analisa o executivo.
Dessa maneira, há a opção de pagar com pontos, que permite usuários pagarem suas compras com pontos em qualquer estabelecimento que aceite MasterCard. A empresa gestora do programa define o valor dos pontos, controlando o custo como desejar e o consumidor vincula seu cartão ao programa e utiliza um aplicativo para escolher qual compra deseja pagar com os pontos no ato da transação. De acordo com o estudo Ibope Conecta, encomendado pela Mastercard e feito com mil internautas brasileiros, 85% dos respondentes acham este benefício interessante e 91% dos que participam de programadas de fidelidade se interessam por pagar com pontos.
Outra opção é o crédito ou pontuação na fatura. Ou seja, a MasterCard monitora as transações elegíveis, comunica aos consumidores e processa o crédito dos pontos ou desconto na fatura, sem nenhuma alteração no ponto de venda, necessidade de cupons ou treinamento da força de venda no estabelecimento. Neste caso, por exemplo, um posto de gasolina poderia oferecer pontos em dobro nos dias de menor movimento ou uma farmácia poderia conceder 10% de desconto nos bairros em que houver queda nas vendas. Segundo dados da pesquisa, 74% dos entrevistados concentraria seus gastos em um único cartão.
Há também a chance de ofertas personalizadas, de acordo com o comportamento de compras do consumidor. O que pode aumentar a taxa de conversão das ofertas e a eficiência dos programas para emissores e varejistas. Por exemplo, um consumidor com compras frequentes no supermercado do bairro receberia uma oferta na farmácia próxima de sua casa.