A indústria automotiva cresceu e essa afirmação se mostra em números. Em 2005, 1,531 milhão de veículos vendidos no mercado interno, volume 9,30% superior aos 1,4 milhão de unidades emplacadas no mesmo período de 2004. Do total 1,22 milhão de unidades são automóveis, 224.974 comerciais leves, 72.224 caminhões e 13.554 ônibus, segundo dados divulgados pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). E, assim como o setor, o mercado de vendas e consultas de carros pela Internet tem crescido a cada ano, chegando a movimentar R$ 2,874 bi no primeiro semestre de 2005.
“Para os sites automotivos em geral, o crescimento das vendas no mercado local e o interesse pelo novo carro, sempre ajuda o meio digital, no entanto, nosso crescimento no ano de 2005 esta muito mais associado a transferência natural para o uso da Internet nas procuras por veículos que eram realizadas somente por meios convencionais”, afirma Antonio Carlos Lopes, diretor do portal Carro e Cia, que cresceu mais de 100% em visitas.
“Isto demonstra que o público descobriu que a Internet é a única mídia que permite uma completa interação com o vendedor e uma comparação on-line, o que facilita a pesquisa e a compra. Além, de navegar num ambiente absolutamente voltado para os seus interesses, com notícias, tabelas de preços e tudo o mais necessário para um conhecimento prévio antes da compra”, completa ele.
A compra de automóveis pela Internet é uma tendência que tem se intensificado muito. A Fiat comercializou, pela web, 86 mil veículos dos 261 mil vendidos entre janeiro e agosto deste ano. Segundo estudo da Camara-e.net, o varejo on-line de bens de consumo pode movimentar até R$ 3,5 bilhões em 2005. Já os negócios diretamente influenciados pela Internet devem ultrapassar a marca dos R$ 15 bilhões, criando um universo de negócios de influência, de cerca de R$ 18 bilhões, ou seja, quase 10% do total das vendas do varejo no país.