As vendas mundiais acumuladas de dispositivos (PCs, tablets e celulares) deverão chegar a 2,32 bilhões de unidades, em 2013 – um aumento de 4,5% com relação a 2012, de acordo com o Gartner. Durante o Symposium ITxpo, que acontece nos dias 4 a 7 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, os analistas falarão sobre este mercado que está sendo impulsionado por uma mudança para dispositivos de baixo preço em quase todas as categorias.
As vendas mundiais de PCs tradicionais (desktops e notebooks) devem chegar a 303 milhões de unidades em 2013, um declínio de 11,2% com relação a 2012, e o mercado de PCs, incluindo ultrabooks, deverá ter um declínio de 8,4% em 2013. As vendas de celulares devem aumentar 3,7%, com um volume acima de 1,8 bilhões de unidades.
As vendas de tablets deverão crescer 53,4% este ano, chegando a 184 milhões de unidades. Os tablets premium enfrentam um declínio constante dos preços na categoria de sete polegadas, pois um grande número de consumidores prefere equipamentos menores quando se trata de conter o consumo. Um estudo recente sobre os consumidores, feito pelo Gartner no Brasil, China, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, EUA e Japão confirmou a hipótese de longo prazo, de que o tamanho médio das telas de tablets em uso nos países varia de 8,3 a 9,5 polegadas. Dos 21.500 consumidores pesquisados, 47% tinham um tablet de oito polegadas ou menos.
“Embora a preferência seja por dispositivos dedicados, vemos a oportunidade para que os ultrabooks híbridos combinem a funcionalidade de um PC e o formato do tablet. Os usuários que precisam equilibrar trabalho e diversão acharão que a vantagem de comprar e carregar um dispositivo supera a acomodação de uma experiência completa que os simples dispositivos podem oferecer”, diz Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner.
A compra da Nokia pela Microsoft não tem um grande impacto na previsão. Segundo o Gartner, a Nokia representa a grande maioria das partes do Windows Phone em toda a estimativa, com apenas volume mínimo vindo de outras fabricantes, como HTC ou Samsung.
O fim do suporte para o Windows XP em 2014 não deverá impactar nas vendas de dispositivos, pois o Gartner diz que 90% das grandes empresas já migraram ou estão migrando para Windows 7 ou Windows 8.
O Android continuará sendo o principal sistema operacional dos dispositivos, pois está a caminho de ser responsável por 38% das vendas em 2013. Espera-se que o sistema operacional Windows tenha um declínio de 4,3% em 2013, em consequência do declínio das vendas de PCs tradicionais, mas voltará a crescer em 2014 com um aumento de 9,7% nas vendas de sistemas operacionais para dispositivos.
Os principais fornecedores de tecnologia veem os dispositivos “para vestir” como uma importante oportunidade de mercado. No entanto, o Gartner prevê que eles continuarão a ser associados aos telefones móveis. Menos de 1% dos consumidores vão substituir seus telefones móveis por uma combinação de dispositivo “vestível” e tablet até 2017.
“Para que os aparelhos ´para vestir´ tenham sucesso, precisam agregar à experiência do usuário, complementando ou melhorando o que os demais já oferecem. Eles também precisam ter estilo, mas ser práticos, e acima de tudo, ter o preço certo”, diz Elia San Miguel, analista de pesquisa principal do Gartner.