A Visa publicou o estudo Visa Back to Business, onde avalia a migração para o comércio digital em resposta à pandemia de Covid-19, impulsionada, em grande parte, pela mudança nas expectativas dos consumidores e sua busca por um pagamento seguro e sem contato. Segundo o estudo realizado em oito países com consumidores e micro e pequenas empresas (PMEs), 73% dos brasileiros mudaram seu método de pagamento para reduzir o contato e 84% das PMEs brasileiras tentaram uma nova estratégia para manter o negócio nos trilhos, enquanto 67% das PMEs no mundo todo fizeram o mesmo. Além disso, mais de 78% dos consumidores brasileiros estão usando menos dinheiro – ou eliminaram totalmente seu uso – desde o início da pandemia.
“As empresas e os consumidores brasileiros são ágeis e, em pouco tempo, já adquiriram a expectativa de um comércio digital-first. Com as PMEs no mundo todo sentindo o impacto financeiro da Covid-19, os brasileiros mudaram sua maneira de abordar os pagamentos digitais e o e-commerce para priorizar a segurança durante a Covid-19”, diz Fernando Pantaleão, vice-presidente de soluções para o comércio da Visa do Brasil. “Os consumidores do Brasil e de toda a América Latina e Caribe entenderam que podem comprar praticamente qualquer produto digitalmente e retirá-lo via drive-thru, recebê-lo em casa ou buscá-lo na loja. Hoje, nas lojas brasileiras, os pagamentos sem contato marcam tanta presença no checkout quanto as máscaras faciais e o álcool gel, e muitas dessas novas experiências estão se tornando um hábito.”
Embora estejam incrivelmente otimistas, as PMEs brasileiras têm suas preocupações: 64% delas querem atrair novos consumidores (vs. 40% globalmente) e, mais de metade, perdeu receita depois do início da pandemia. Para resolver isso, estão abraçando o comércio digital e outras estratégias, entre as quais: 50% das PMEs brasileiras estão migrando seu negócio para o canal online; 50% estão usando publicidade direcionada nas redes sociais; 33% estão oferecendo entrega residencial; e 30% aceitam pagamentos por aproximação com celulares ou cartões, por exemplo. Os consumidores brasileiros também estão adotando o digital: 56% compram on-line sempre que possível, e 43% usam pagamentos por aproximação.