Ao contrário do que se pensa, as gerações mais jovens, como a Y (21 a 34 anos), ainda permanecem perto de muitas tradições, como casar ou começar uma família. É o que aponta o recente Estudo Global da Nielsen sobre Geração Global – Estilo de Vida. A geração que tem mais afinidade com a ideia de casamento é a mais jovem, que integra o grupo da Geração Z (menos de 20 anos), com 20% de favorabilidade. Seguida de perto pela Geração Y, com 19%. Enquanto estes pontos nem sequer representam uma prioridade para os idosos. Da mesma forma, essa tendência segue para a questão “ter filhos”, que parece ser importante para a Geração Z (15%).
Compra da casa própria e ganhar dinheiro são interesses de todas as gerações. Embora seja mais vívido entre as mais jovens, assim como a compra de veículo. Ter um trabalho satisfatório é muito mais importante para a Geração Z e Y, ambas com 37% de favorabilidade, ao contrário da Geração X (35 a 49 anos), que não a vê como uma prioridade (19%). Quanto aos hábitos, os dados do estudo surpreendem novamente, pois são as gerações mais velhas, como os Baby Boomers (50 a 64 anos) e a Silenciosa (+ de 65 anos), que estão mais preocupadas em seguir um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada. Em linha com este último tópico, as gerações mais velhas também preferem alimentos com menos gordura, açúcar, sódio e pouca caloria, enquanto as gerações mais jovens tendem para a linha de orgânicos, sem glúten e rica em proteínas.
Economia
Em assuntos relacionados a finanças, mais de um terço dos participantes da Geração Z (43%) e Y (38%) sabe o que fazer para poupar para o futuro. Mas cerca de metade precisa de ajuda para decidir o que fazer com o seu dinheiro, pois não confia em suas estratégias de poupança. Dívida é um fato que acompanha mais da metade dos participantes da Geração X (56%) e Baby Boomer (67%), bem como a Silenciosa (48%). E cerca de quatro em 10 da Geração Y estão preocupados em como vão pagar o que devem.
Profissões preferidas
O trabalho dos sonhos se alinha com o estado mental de cada geração. A Silenciosa, por exemplo, prefere profissões como administração de empresas e educação. Enquanto a geração que ainda está na escola (Geração Z) é motivada por trabalhos relacionados com artes, vídeo, tecnologia, ciência, engenharia e matemática. A Geração Y e X têm como suas favoritas: ciência, tecnologia, engenharia, educação e formação, ciência da saúde e marketing e vendas.
Hábitos e costumes
Em termos de informação, meios de comunicação social tradicionais continuam a liderar, mas outros costumes ainda são válidos. A geração que mais lê (38%) e assiste TV (42%) é a Silenciosa. Já a atividade que tem maior influência entre os jovens é ouvir música (43%). Os que estão mais próximo de passar tempo com amigos e família são os da Geração X (29%), que também são maioria quando se trata de ir ao teatro (16%), trabalhar (7%) e fazer compras em lojas (6 %) e online (5%). Para a Geração Silenciosa é importante a prática de esportes (22%) e fazer exercícios (23%), enquanto os reis dos jogos online têm mais de 50 anos (50-54 anos) e os amantes de videogames são mais jovens: Geração X (18%) e Y (13%).