Fidelizar clientes e gerar negócios no ponto de venda são algumas das vantagens do mobile coupon, cupons promocionais enviados para celulares, que estimulam a compra por impulso. Ações com esse tipo de ferramenta são cada vez mais frequentes no mercado norte-americano, e as apostas no Brasil são animadoras. Segundo Rodrigo Braga, diretor executivo da Peopleway, empresa de interatividade digital, essa é a nova investida dos anunciantes como estratégia de comunicação promocional direta e personalizada, a exemplo das promoções realizadas por Nestlé, Coca-Cola e Sadia.
Segundo o executivo, diferentes ações podem ser implantadas com o recurso, desde que esteja alinhada com as necessidades do consumidor e o planejamento do cliente. As abordagens são as mais variadas como, por exemplo, um alerta emitido no celular que ofereça descontos ou informe alguma liquidação. “Para que desperte interesse e a participação simultânea, a promoção deve ser relevante e direcionada, caso contrário passará despercebida e sem resultados efetivos”, conta Braga, que enfatiza ainda que a ação não é um “lembrete” para o usuário e sim uma ação interativa.
Alguns cupons móveis são anexados a programas de fidelidade, e integram promoções por meio do registro que o consumidor faz uma única vez para receber descontos e ofertas automáticas quando utiliza o cartão fidelidade. Outra abordagem para estimular visitas ao ponto de venda é a premiação instantânea, ou seja, uma oferta única codificada que requer validação no PDV. “A distribuição pode ser feita de acordo com a localização do usuário, em dias e horários específicos também”, explica Braga.
Para o diretor da Peopleway, a inclusão do mobile coupon como um recurso da Internet móvel (WAP) também é uma ação muito interessante. O cupom aparece no menu dentro de várias opções, como “Alertas e Cupons” e os consumidores podem receber convites periódicos de descontos, ofertas e promoções.