O primeiro motivo pelo qual os consumidores dos EUA usam um dispositivo tablet, como o iPad, da Apple, é poder trabalhar em trânsito. A informação faz parte de um estudo da Sybase, fornecedora de software e serviços voltados ao gerenciamento, análise e disponibilidade das informações no ambiente móvel.
Com a introdução iminente do iPad, da Apple, mais da metade dos usuários de smartphones pesquisados declarou estar propenso a usar um novo dispositivo tablet para seu trabalho (52,3%). A ideia de usar um iPad ou um tablet para trabalhar despertou o maior interesse nos usuários de smartphones, ao passo que assistir à TV ou filmes e jogar ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente (48,2% e 35,4%). Além disso, três quartos dos usuários pesquisados acreditam que os smartphones e os dispositivos novos que estão chegando ao mercado fazem com que as pessoas sejam mais produtivas no trabalho, sendo que um terço das pessoas acham que o impacto sobre a produtividade é significativo.
O estudo revela que, embora a funcionalidade dos dispositivos seja importante para satisfazer o desejo das pessoas de ter uma experiência móvel pronta para uso no trabalho e pessoalmente, essa experiência é incompleta sem um maior acesso aos dados. Os resultados também enfatizam a importância das iniciativas de mobilidade empresarial e os desafios enfrentados pelos operadores e empresas para viabilizar uma experiência de trabalho produtiva nos dispositivos móveis.
Apesar das milhares de aplicações disponibilizadas atualmente nas app stores, os consumidores disseram que ainda têm acesso limitado às aplicações mais comuns das empresas, das quais precisam para trabalhar. O acesso às informações pessoais e empresarias continua em falta para a maioria dos consumidores. Para os pesquisados que mantêm dados em seus dispositivos móveis, o estudo mostra que quase dois terços estimam que têm acesso a menos de 10% de seus dados pessoais e de trabalho (59,8% e 69,4%, respectivamente).
O acesso às aplicações de trabalho também é um fator em falta, com quase três quartos dos pesquisados alegando que têm acesso a menos de 10% das aplicações de que precisam para executar suas tarefas (72,%). Isso fico claro também quando 67,6% dos pesquisados que possuem smartphones disseram que, se tivessem acesso ao dobro das informações e aplicações que têm atualmente, isto seria benéfico para sua produtividade.