O cenário do mercado de mobilidade apresenta grande potencial e cada vez mais as empresas adotam novas formas de melhorar a gestão de clientes a partir disso. Os sistemas de CRM móveis possibilitam mudanças na relação entre vendedor/comprador. Por exemplo, em uma loja física, o cliente pode usar o dispositivo móvel para buscar informações instantâneas sobre um produto, além de comparar com os concorrentes da loja e saber de experiência de outros clientes. Da mesma forma, o fornecedor pode ter informações sobre como o consumidor se relaciona com a loja, freqüência de compras, produtos comprados etc. “Os dois lados terão muito mais informação: o cliente sobre o produto e serviços ofertado e o vendedor sobre as necessidades do cliente em tempo quase imediato”, afirma Flavio Bolieiro, vice presidente para a América Latina da MicroStrategy.
Seguindo a tendência da mobilidade em CRM, a Microstrategy desenvolveu uma interface a partir de sua Mobile App Plataform, que permite que mesmo usuários finais construam aplicativos, com o objetivo de agilizar e facilitar aplicações que executem smarphones e tablets. “A plataforma permite a elaboração de APPs para dispositivos móveis sem a necessidade de conhecer programação ou processos e detalhes de cada sistema operacional ou de modis operandi das empresas fornecedores dos dispositivos, como exemplo Apple Store”, explica o executivo.
Segundo o VP, a solução pode ser usada por qualquer empresa que necessite da aplicação, e pode ajudar não só no desenvolvimento e aprimoramento de relacionamento com clientes bem como na agilidade de atendimento e tomada de decisões. Além disso, ele acrescenta que a MicroStrategy cada vez mais tem planos em investir na plataforma de CRM Móvel. “A mobilidade é um novo paradigma na utilização de sistemas de informação e mudança nos hábitos do cotidiano, seja por uso em consumo, no dia a dia, como sistemas de GPS, procura de lugar e objetos, tais como restaurante nas proximidades que tem feijoada, ou como faço para ir até o posto de saúde mais próximo, etc.”, conclui.