O Módulo Education Center, unidade de educação da Módulo Security Solutions, empresa brasileira de segurança da informação, e a PUC-Rio, por meio de seu Grupo de Pesquisa em Segurança da Informação (GPSI) do Laboratório de Engenharia de Software (LES), realizaram a1ª Pesquisa Perfil do Profissional em Segurança da Informação. A pesquisa mostra indicadores de como essas pessoas enxergam a profissão, o que esperam do mercado e como se comportam. O resultado deste estudo será divulgado no 1º Encontro Nacional Chief Security Officer, evento que vai reunir profissionais de Segurança da Informação a fim de debater o futuro da profissão, e que será realizado no dia 19 de agosto, em São Paulo.
O estudo, que serve como parâmetro para os processos de contratação de pessoal, treinamento e desenvolvimento, permite identificar necessidades de aperfeiçoamento e apresenta aspectos que são de extrema importância no apoio à gestão da segurança. Realizada com 950 profissionais que atuam na área de Segurança da Informação do Brasil, a pesquisa mostra que a sua grande maioria é formada por homens que trabalham em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal e que a faixa etária varia entre os 28 e 36 anos. A maior parte desses profissionais trabalha na área de tecnologia em empresas privadas predominantemente voltadas para os setores financeiro e tecnologia e computação. A formação superior em informática é praticamente uma regra neste segmento enquanto a participação em eventos de segurança da informação é considerado o maior aliado no processo de auto-desenvolvimento.
Dentre as características pessoais de maior importância para trabalhar na área de segurança da informação está a competência para interagir com diversos grupos de trabalho e o discernimento para lidar com a informação conforme seu grau de sigilo. Quanto a forma de trabalho, a grande maioria acredita que o trabalho em equipe seja o maior gerador de bons resultados. Porém, um percentual considerável dos profissionais pesquisados afirmou que busca exercer a liderança desses processos. Além disso, foi observado que parte dessas pessoas considera a capacidade de executar mais de uma tarefa, simultaneamente, como a mais importante para a realização do trabalho.
A pesquisa, na íntegra, será divulgada durante o 1º Encontro Nacional Chief Security Officer, evento que vai reunir profissionais de segurança da informação de todo o Brasil a fim de debater o futuro da profissão. Durante o evento, a Módulo estará coletando dados para a 2ª Pesquisa Perfil Profissional de Segurança da Informação que será divulgada em 2004. As pessoas entrevistadas poderão enviar suas respostas de maneira on line. Os dados coletados servirão de base para demonstrar as mudanças que ocorrem na carreira deste novo profissional. O evento abordará temas como: o fator humano dentro das organizações, novas tecnologias de segurança, a integração do Security Officer com os executivos, entre outros. Além disso, contará com palestras de representantes de várias empresas como COPPE, BankBoston e Caixa Econômica Federal.
Informações pelo site www.modulo.com.br/encontro.