O dia 15 de março serve para o consumidor brasileiro comemorar seus direitos, que avaçaram principalmente após a entrada em vigor no Brasil do Código de Defesa do Consumidor. Para Myrian Naime, diretora de relacionamento com clientes do Uol, ele contribuiu decisivamente para a evolução nas relações de consumo no país. “O mercado brasileiro evoluiu muito nos últimos 21 anos com regras e práticas comerciais mais equilibradas, soluções inovadoras e aumento de competitividade por meio de maior exigência de qualidade nos produtos e serviços”, aponta.
Na visão da diretora, cada vez mais as empresas estão buscando aperfeiçoar e capturar os comportamentos e anseios dos consumidores. “Há várias ferramentas para a gestão de uma quantidade enorme de informações e muitas estratégias ainda estão sendo construídas e melhor elaboradas. Não estamos mais no início do CRM, diria que estamos numa fase intermediária de consolidação de informações e alinhamento global das abordagens”, explica a executiva.
Segundo Myrian, as práticas consolidadas referem-se a compreender melhor o relacionamento dos clientes com os produtos e serviços, os programas de fidelização, as práticas bem sucedidas de cross selling, entre outros. “Para melhorar há ainda que investir numa complexa rede de captura de todas as interações com produtos, serviços e transações em todos os ambientes interativos”, define.