A embalagem sempre foi considerada pelos economistas como um dos parâmetros utilizados para avaliar o nível de atividade econômica. Os especialistas em consumo, por outro lado, aprenderam a observá-la como um instrumento de avaliação das tendências seguidas pelas empresas, tendo como base as embalagens lançadas e o tipo de informação nelas destacada. Nesse sentido, o Laboratório de Monitoramento Global da Embalagem da ESPM observou que o perfil dos lançamentos mundiais mudou muito nos últimos anos, demonstrando que os padrões de consumo estão se alterando de forma acelerada.
Dados comprovam que os tamanhos das embalagens mais lançadas, por exemplo, caiu pela metade nos últimos cinco anos e que as refeições prontas simplesmente saíram do grupo das dez categorias com maior número de lançamentos. No Brasil não foi diferente. Observa-se que o padrão de consumo está se transformando e a inclusão dos consumidores de baixa renda mostrou sua força na composição do “top teen” das categorias mais lançadas, onde produtos que lá fora já estão fora do primeiro grupo, como massas, aqui ainda tem presença forte. O Brasil está entre os cinco maiores mercados do mundo nas principais categorias de consumo e acompanha o modelo global com apenas algumas singularidades locais que expressam o valor que o brasileiro dá a determinadas categorias de produto.
O número de lançamentos de embalagens cresceu 10,5% este ano no mundo, o que mostra que a embalagem vem apresentando uma forte dinâmica de mercado. As principais tendências observadas foram o crescimento vertiginoso nos lançamentos dos cosméticos e dos snacks, produtos que expressam o modo de vida atual da sociedade. As mulheres saíram de casa para ocupar posições no mercado como trabalhadoras e estudantes, e se arrumam para sair de casa. O resultado, é que oito das 10 categorias com maior número de lançamentos, são cosméticos. Assim como o crescimento de alimentos para consumo imediato em todos os lugares e a substituição das refeições formais feitas em mesas, pelo consumo em movimento que é a principal tendência verificada nas categorias relacionadas com a alimentação.
Os produtos orgânicos, produtos éticos ou com embalagens ambientalmente corretas ganham destaque nos lançamentos, coisa que não acontecia há cinco anos. A praticidade e a conveniência continuam sendo os atributos mais desejáveis nas novas embalagens, assim como atributos que destacam a economia de tempo e a maior duração dos produtos.
A principal tendência verificada nos padrões de consumo aparece também nos lançamentos de embalagem: é o consumo em movimento. A tendência chamada internacionalmente de “to go”, significa que os novos produtos têm que acompanhar o consumidor em sua vida agitada, com múltiplas atividades e deslocamentos constantes, e que as novas as embalagens devem acompanhar. Os estudos indicam que futuramente o consumidor terá ainda menos tempo e mais atividades, os produtos e suas embalagens deverão acompanhar este modo de vida, pois novos hábitos dos consumidores exigem novas embalagens, representando oportunidades que a indústria deverá estar atenta.