Multicanal na prática

Autora: Tatiana Pezoa
Há muito tempo nós ouvimos falar sobre omnichannel, mas poucos e-commerces conseguiram tirar essa ideia do papel e colocar em prática. A principal dificuldade enfrentada pelo setor varejista é a falta de tecnologias capazes de integrar os sistemas das lojas físicas com as lojas online. Porém, mesmo diante de tantos empecilhos, o comércio eletrônico está cada vez mais próximo de tornar esse conceito presente em todas as estratégias de vendas.
De acordo com o estudo Worldwide Retail 2018 Predictions, realizado pela Internacional Data Corporation (IDC), que mostra as previsões para o varejo, o uso de omnichannel é uma das prioridades dos gestores de tecnologia da informação deste segmento. Até 2019, 50% dos varejistas terão implementado a solução, garantindo um aumento de até 30% no lucro das marcas.
Mas, como os varejistas podem melhorar a experiência de compra das lojas físicas no ambiente online?
Antes de aprender a utilizar esses dados de maneira correta e eficiente, os lojistas precisam ter a consciência da sua responsabilidade no setor, pois é por meio desses canais que os clientes vão se comunicar. Dessa maneira, é preciso fortalecer suas estratégias nos pontos de venda e traçar um plano de marketing atrelado aos seus objetivos.
Uma vez que eles consigam reunir informações de todos os consumidores como e-mail, CNPJ e contato telefônico, a coleta de reviews pode ser feita de qualquer maneira, seja por SMS, via e-mail ou ligação. O uso desse conceito tem inúmeras vantagens para os lojistas, possibilitando a publicação de forma automática e listando as avaliações e comentários coletados daqueles que adquiriram determinado produto no ambiente físico.
Em muitos casos, alguns itens não são vendidos com tanta frequência nas lojas virtuais e por isso não há review publicado sobre ele, mas, em contrapartida, nas lojas físicas é um dos mais vendidos. Com o uso do omnichannel é possível melhorar o desempenho das vendas de determinados produtos e evitar que o mesmo fique sem nenhum comentário.
Outra vantagem é o acesso a verdadeira experiência do comprador, seja dos produtos comercializados ou do atendimento, esse é um dos detalhes importantes e que contam muito para uma satisfação total dos clientes. Com isso, esses varejistas têm a oportunidade de conhecerem todos os aspectos que envolvem a performance de uma loja física e acompanhar minuciosamente os detalhes ou one-to-one para resolver problemas específicos desconhecido pelos gestores.
Todas essas informações são relevantes para resolver os principais gargalos do varejo e oferecer a melhor experiência dentro da sua loja. O consumidor está cada vez mais multicanal, exigente e interessado em entender como serão os projetos e as marcas precisam se reinventar sempre para atrair esse público.
Tatiana Pezoa é CEO da Trustvox.

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