O Multiplus Fidelidade, nova unidade de negócios da Tam, fechou contrato com a Oracle para implementar a plataforma tecnológica composta pelas soluções Oracle Siebel Call Center e Oracle Siebel CRM Loyalty. A plataforma conectará os programas de fidelidade das empresas dos mais diferentes ramos de atividade – de companhia aérea a postos de gasolina, telefonia, supermercados, hotelaria, livrarias, cinemas, bancos, provedores de internet e fabricantes de automóveis, entre outros – que integrarão a rede de programas de fidelização da iniciativa.
“Decidimos investir numa tecnologia global de qualidade que comprovadamente tenha flexibilidade e versatilidade para gerenciar com eficiência a rede de programas do Multiplus Fidelidade, integrada por várias empresas de diferentes setores, cada uma delas com regras próprias”, informa Líbano Barroso, vice-presidente de finanças, gestão e TI da Tam, ao explicar as razões que levaram à escolha da plataforma da Oracle. Ele acrescenta que outro fator decisivo foi a escalabilidade da plataforma, capaz de suportar o rápido e forte crescimento esperado na adesão de parceiros e principalmente dos consumidores como membros do Multiplus Fidelidade.
O diretor de operações do Multiplus Fidelidade, Luiz Eduardo Ritzmann, afirma que foram avaliadas as tecnologias de 13 empresas que participaram do processo de escolha, que envolveu a análise de 110 quesitos técnicos. “Chegamos à conclusão de que a plataforma desenvolvida pela Oracle para programas de fidelização é a mais adequada devido à sua flexibilidade, que permite a conectividade de todos os programas integrantes da rede do Multiplus Fidelidade”, informa.
Essa flexibilidade permitirá que o membro do Multiplus Fidelidade concentre em uma só conta os pontos que acumular nas compras de passagens aéreas e em gastos do dia a dia em postos de gasolina, telefone celular, supermercados e livrarias participantes da rede, além de estabelecimentos de outros ramos de atividade. Ao mesmo tempo, esse consumidor poderá acessar o Multiplus Fidelidade pela Internet para resgatar os pontos acumulados em prêmios oferecidos pelos programas de fidelização das empresas participantes.
O Oracle Siebel CRM Loyalty é uma solução aberta, baseada em padrões de mercado e escalável que garante flexibilidade e agilidade na inclusão de novos parceiros, além de assegurar uma visão de 360 graus do cliente, ou seja, o mapeamento do cliente com histórico de transações, serviços requeridos, compras efetuadas, preferências etc. “A Tam é nosso primeiro cliente no setor de aviação no país. A proposta da companhia aérea é inovadora e vai garantir um salto qualitativo da empresa no relacionamento com clientes”, diz Elisabete Waller, vice-presidente de aplicativos da Oracle do Brasil.