Com rebranding, startup visa aumentar sua penetração através de maior envolvimento entre líderes comunitários e compradores
A Muni, startup especializada em social commerce nas comunidades, anunciou a criação de uma nova identidade visual que aposta na atuação inclusiva dos seus líderes comunitários. Através do slogan “Priorizando a coMUNIdade e os valores da marca”, a empresa, segundo Thomas Endler, head comercial da marca no Brasil, “com a missão de alavancar o social commerce no Brasil por meio de um negócio sustentável, tem colocado em prática estratégias que visam uma aproximação cada vez maior dos usuários da sua plataforma”.
De acordo com o executivo, denominados “Líder Muni”, esses agentes comunitários levam até os compradores uma oportunidade de adquirirem alimentos, mantimentos, produtos de higiene, entre outros itens, de forma simples e acessível. “Uma grande parte desse público pertence às classes C e D, portanto possuem acesso restrito ao mundo digital ou até mesmo são desbancarizados. Por isso, o objetivo da Muni também é trazer preços menores em relação aos praticados pelas grandes redes, com entregas realizadas em até 24 horas”.
O rebranding da companhia, esclareceu Thomas, não está relacionado a uma reestruturação interna, mas direcionado a intensificar essa lógica de atuação, que foi estabelecida há dois anos, no lançamento da marca. “A América Latina possui diferentes realidades e precisamos estar atentos a todas elas. Por isso, a nossa nova identidade visual tem como objetivo aumentar o senso comunitário, em que líderes e compradores caminham lado a lado, sem distinção”.
Com preços mais baixos e um atendimento que considera diferenciado em relação aos supermercados convencionais, a startup já conta com mais de 15 mil consultores, que estão espalhados no Brasil, Colômbia e México. Desde o início das suas atividades, a empresa já beneficiou milhares de pessoas na América Latina. No território nacional, a Muni está presente na Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, além das cidades de Jundiaí e Várzea Paulista.
“Pela primeira vez, uma marca latino americana une conceitos que quase nunca são vistos funcionando juntos: tecnologia e comunidade. Através da figura do líder Muni, uma rede de pessoas é construída, gerando renda extra para quem se torna um consultor e economia e conforto para quem compra”, explica Maria Echeverri, CEO e fundadora da Muni.
Expectativas para os próximos anos
O head comercial lembra que, segundo o levantamento CAGR – Compound Annual Growth Rate, o social commerce no Brasil deve registrar um crescimento anual de 40% até 2028. Dentro desse contexto, a startup quer utilizar a sua nova identidade visual para aumentar a sua comunidade em outros locais do país e se aproximar ainda mais das classes C e D.
Para os próximos anos, a empresa visa reforçar sua atuação em mais cidades do interior paulista e também estuda ampliar sua expansão para outras regiões. “Queremos mudar a realidade da economia digital dos países em que atuamos, transformando o e-commerce em uma ferramenta mais inclusiva e acessível a todas as parcelas da população. No caso do Brasil, já conseguimos e vamos continuar a gerar mais postos de trabalho e impactar positivamente a vida de milhões de famílias economicamente desfavorecidas”, finaliza Endler.