A tendência é que o poder de consumo do cliente da terceira idade cresça consideravelmente nos próximos anos, devido ao processo de envelhecimento da população brasileira, a redução do índice de natalidade e à expectativa de vida. Nesse sentido, existem muitas oportunidades de desenvolvimento para que as empresas acompanhem esse crescimento. Apostando nesse nicho, o Grupo BB e Mapfre busca adaptar os produtos a esse público e atender às necessidades, como por exemplo, ao simplificar a comunicação. “Com o objetivo de auxiliar esse cliente, que não tem familiaridade com os termos técnicos do setor, o Grupo implantou um programa denominado ‘Traduzindo Segurês’. A iniciativa prevê a substituição de termos jurídicos por uma linguagem mais clara e objetiva”, explica Antonio Clemente, diretor de assistência e pós-venda.
Segundo o executivo, o Grupo realiza constantemente pesquisas e discussões para identificar as necessidades presentes e futuras desse cliente. Nesse sentido, os pontos relacionados a viagens e lazeres são muito valorizados. Além disso, serviços de orientação, como nutricional, jurídica, etc., e serviços de conveniência são responsáveis por uma grande demanda. “Estamos voltados à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, afirma.
Na visão do diretor, essas pessoas viverão mais e em melhores condições físicas, o que lhes permitirão aproveitar a ‘melhor idade’. Isso porque eles buscam facilidade em outros serviços, que proporcionam conforto e segurança necessários para facilitar o dia a dia. “O Grupo investe em serviços de assistência (chaveiro, eletricista, encanador, entre outros) para trazer comodidade ao cliente, aumentando a proximidade conosco”, conta. Além disso, o diretor acrescenta que a experiência internacional da Mapfre em mercados que têm uma população mais velha, pode acrescentar ao Brasil. “Nossa ideia é trazer toda essa experiência ao país e desenvolver produtos inovadores nos próximos anos”, comenta.