A Natura escolheu a solução da Informatica LLC da sua nova plataforma Rede Natura, cujo objetivo é marcar a evolução da venda direta no ambiente virtual. Desde dezembro, consumidores de todo o País podem adquirir produtos da marca via internet, contando com o apoio da consultoria digital. Segundo Fracisco Casella, líder em MDM da Informatica LLC no Brasil, o diferencial do modelo da plataforma é conseguir reconhecer as pessoas que a acessam e o papel delas na interação. “O sistema identifica o usuário, que pode ser cliente, consultora ou, em alguns casos, os dois, mantendo o histórico de interação com os seus diferentes públicos”, explica.
Essa identificação dentro do ambiente digital é possível graças ao Master Data Management (MDM), um conjunto de processos e ferramentas desenvolvidos para coletar, agregar, combinar e consolidar os dados. Além de garantir a qualidade e distribuir dados de uma corporação. “O principal objetivo desse novo negócio é facilitar a vida do cliente, otimizando o contato on-line de forma prática e conveniente”, esclarece Casella. Dessa forma, o relacionamento entre clientes e consultoras na Rede Natura preserva a qualidade da relação entre as pessoas, como na venda direta tradicional. Para atuar no novo modelo, as consultoras se tornam franqueadas digitais e recebem diversos treinamentos. Incluindo marketing digital, com foco no relacionamento com o cliente e no desenvolvimento do negócio digital.
O MDM está por trás de toda a estrutura de CRM da Rede Natura, que ajuda a Consultora Digital a conhecer melhor seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios. “Precisávamos de uma solução robusta que suportasse a transformação digital que está acontecendo nesse momento na Natura”, afirma Agenor Leão, CIO da Natura. E o sucesso da plataforma já pode ser percebido pela empresa. “Cerca de metade dos consultores digitais são novos em nossa rede, ou seja, não eram consultores tradicionais. Todos os dias, milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil acessam o portal com o interesse de se tornar um consultor digital”, afirma o executivo.