O uso de ferramentas analytics nas empresas se mostra essencial possibilitando que elas deixem de usar indicadores de dados superficiais, por indicadores mais precisos, auxiliando assim, na gestão dos clientes, de forma a buscar rentabilidade e evitar condições comerciais que geram prejuízo, segundo Rodrigo Goecks, sócio-proprietário da Yenzah, empresa de cosméticos. “Estamos focados nas análises de rentabilidade de clientes. Com a ferramenta os indicadores são precisos e nos mostram que muitas vezes analisávamos erroneamente, tinha cliente não rentável que pensávamos que era rentável”, afirma.
Para Goecks, a análise de dados influencia muito no desempenho da empresa, uma vez que ela tem um controle maior dos clientes rentáveis e não rentáveis, para que possam focar em negócios positivos e ter conhecimento dos negativos e mudá-los. “As ferramentas analytics ajudam na construção do relacionamento com o cliente, pois nos dá embasamento para compartilhar negociações que sejam positivas”, diz.
Na visão do executivo, é cada vez mais necessário que as empresas saiam da sensibilidade para buscar análises mais efetivas, para que tenham uma gestão de carteira de clientes com eficácia. “As empresas devem utilizar as análises de informações para melhorar e ajustar as condições comerciais e de investimentos nos clientes, conforme os resultados, para garantir crescimento”, conclui.