Entre tantas as coisas que se fala sobre os Millennials, há algumas características que são padrão: são ultraconectados; têm o poder de influenciar os grupos anteriores, como os Baby Boomers; bem como já adiantam algumas tendências das futuras gerações, por exemplo, os Z. Ou seja, não se pode negar que esse é nicho de mercado que possui um grande potencial de conquistar e transformar o mercado. E muito dessa capacidade pode estar atrelado ao fato de que eles possuem grande ambição de mudar o mundo. “Vivem na era digital, compartilham e comentam sobre tudo e adoram desafios”, adiciona Claudio Santos, CEO da Santo Digital.
Outra característica dos Y é que são mais interessados pelas tendências, modas e assuntos que envolvam novidades, seja no comportamento, seja no consumo. Assim, são atraídos por aquelas empresas que geram conteúdos, não apenas focando no marketing. Afinal, é um público ávido por informações e quando uma marca explora as mídias sociais, mais do que somente ter um canal de atendimento, publicando sobre os diversos temas, o engajamento e apego se tornam maiores.
De acordo com Santos, o potencial desse grupo é tão grande, que vem transformando até o jeito de se trabalhar. “Tivemos que nos adaptar ao trabalho colaborativo, usar ferramentas modernas, rede social, Google no trabalho”, exemplifica. “A geração milênio tem potencial de levar o Brasil a atingir seu potencial de desenvolvimento no futuro. Eles têm sonhos, ambições, conhecem tecnologia, são inquietos, não conformados.” Dessa forma, as mudanças aconteceram nas empresas em todos os âmbitos, com o cliente interno e o externo. Aliás, preocupar-se em ter um público milênio nas equipes e satisfazê-lo é um objetivo também para conseguir expandir presença no mercado e com consumidores. Por meio dos colaboradores, o negócio terá capacidade de conhecer mais sobre o comportamento de seus clientes, quais sãos as suas necessidades, tendências que acompanham mais, etc.