A Nielsen lançou ontem (18) o Digital Brand Effect (DBE). Uma solução de medição e aprimoramento que permite anunciantes, agências e veículos avaliarem, em tempo real, o resultado de suas campanhas digitais. O diferencial do DBE é mostrar o impacto efetivo da publicidade digital quando um público é exposto a uma campanha. Ele calcula, por meio de perguntas-chave, qual o grau de conhecimento a respeito de uma marca, por exemplo, por um grupo de pessoas que não foram expostas a determinada publicidade dessa marca. Em seguida, as mesmas perguntas são aplicadas para um grupo que foi exposto à publicidade, comparando, assim, qual a diferença entre ambos.
Essa diferença, chamada de brand lift, indica o grau de efetividade de uma campanha. O Digital Brand Effect consegue, então, apresentar esses números em tempo real, informando quais as peças, espaços publicitários e quantidade de exposições estão gerando os melhores resultados no ambiente online. Para os clientes, uma das grandes vantagens é ter dados seguros para otimizar e direcionar os esforços antes do fim da campanha, economizando mais tempo e dinheiro. Além disso, o DBE pode aferir o impacto efetivo sobre cinco diferentes objetivos de marketing: conhecimento da marca, atitudes, favorabilidade, intenção de compra e preferência. A solução está disponível para diferentes ambientes digitais, incluindo computadores, tablets e smartphones.
A tecnologia que embasa o DBE também identifica quais atributos de um anúncio estão gerando melhor desempenho. É possível separar os resultados por peças e criativos, local de entrega, targeting e diferentes frequências de exposição, oferecendo às partes interessadas a oportunidade de aprimorar e fazer mudanças a qualquer momento para aumentar o desempenho da campanha. “Medir o impacto de um anúncio depois que a campanha já acabou pode ser tarde demais”, alerta Federico Sader, diretor de marketing effectiveness da Nielsen no Brasil. “Para obter o maior benefício, os anunciantes, suas agências e os veículos esperam entender o alcance e a ressonância de seus anúncios em cada etapa da campanha. Agora, com o DBE, eles podem ajustar o plano enquanto ainda há tempo de fazer uma mudança significativa”, ressalta.
Os benefícios da otimização gerada pela solução podem ser alcançados por todo o ecossistema de publicidade digital, desde anunciantes, agências e veículos. Nos Estados Unidos, os veículos que estão utilizando a solução de maneira colaborativa com anunciantes e agências conseguem obter, em média, um brand lift 30% maior para seus sites.