Autora: Cláudia Valls
Você já ouviu falar em compras coletivas na Internet, clubes de desconto cibernéticos e megaliquidações virtuais? Pois essas são as novas tendências entre consumidores da web no mundo inteiro.
As compras coletivas pela internet são uma febre mundial. Os sites de compras coletivas são pontos de vendas virtuais que anunciam produtos e serviços com um grande percentual de descontos, funcionando como uma ponte entre o fornecedor e o consumidor, que compra no preço de atacado a quantidade de varejo.
Geralmente, essas homepages oferecem uma ou duas ofertas diariamente, que ficam disponíveis por um curto período de tempo. Para que a oferta seja válida, é indispensável que se atinja um número mínimo de interessados, que varia conforme o que foi ofertado. Caso esse número não seja atingido, a promoção é cancelada e o pagamento devolvido. Quando a compra é aprovada, é enviado um cupom por e-mail com um código para ser utilizado na hora de aproveitar o desconto nos estabelecimentos – com validade variando entre três e seis meses.
Já os clubes de desconto fazem quase que o caminho inverso das compras coletivas: eles não dependem de um número de adesões mínimo, pois trabalham com marcas e empresas já conhecidas e estabelecidas no mercado, que disponibilizam seus serviços/produtos com descontos significantes, não importando o número de consumidores interessados.
Na realidade, eles funcionam praticamente como lojas físicas, em que o consumidor só abastece o carrinho de compras. Reunindo produtos de marcas famosas com preços bem abaixo do mercado, essas empresas atraem consumidores que desejam os objetos de qualidade, mas que nem sempre têm condições de adquirir em preços normais. Ou, simplesmente os que não podem ver uma liquidação que enlouquecem.
Por último, mas não menos interessante, as megaliquidações on-line. Provavelmente inspiradas nas liquidações da “black friday” (sexta-feira negra) – que acontecem ao final de cada ano nos Estados Unidos -, os comerciantes virtuais inventaram a “Cyber Monday” (segunda-feira cibernética), com vultosos descontos on-line.
Independente da modalidade escolhida, essas tendências têm ganhado cada vez mais força em todo o mundo e por alguns motivos bem claros: o usuário tem o conforto de poder escolher o produto ou serviço que quiser sem a pressão do vendedor. Não é necessário enfrentar filas, nem andar quilômetros para fazer pesquisas de preços e, além disso, ele pode comprar a qualquer hora do dia e da noite. E os sites e sistemas estão cada vez mais rápidos e seguros.
Junte toda essa comodidade e acrescente a possibilidade de descontos inacreditáveis – alguns chegam a 90%. É difícil resistir, não? Talvez o consumidor esteja pronto para conhecer os seus produtos e serviços, basta você saber como oferecê-lo!
Claúdia Valls é colaboradora do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital.