Marcelo Fernandes, diretor de marketing do Aiqfome

O avanço do delivery no interior com abordagem centrada no cliente

Diretor de marketing do Aiqfome expõe a trajetória da empresa cuja expertise está na experiência com cliente do interior do Brasil

Nascida em Maringá, interior do Paraná, em 2007, o Aiqfome aproveitou seu DNA para crescer no mercado de aplicativos de delivery com a aposta em cidades do interior, estando presente atualmente em 600 cidades – só uma capital, Palmas (TO) – e atendendo a mais de 30 milhões de pedidos por ano. Para auxiliar nesse processo, a empresa atua com base nos city managers, parceiros licenciados que, por serem locais, conhecem bem as características dos consumidores, com suas dores e anseios. Adquirida em 2020 pela Magalu, eles estão atuando em diferentes frentes sempre reforçando a cultura centrada no cliente, conforme detalhou Marcelo Fernandes, diretor de marketing do Aiqfome, hoje (07), ao participar da 961ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Ao lembrar que a empresa nasceu de uma dor identificada pelos fundadores, Steph Gomide e Igor Remigio, que era a falta de delivery de food no interior do Paraná, Marcelo destacou o esforço heróico do casal empreendedor em fazer tudo praticamente sozinhos. “Tudo começou com o que Steph viu em uma viagem aos Estados Unidos, onde constatou a existência de marketplaces de entrega de comida pela internet e trouxe a ideia para o Brasil. E o negócio escalou a ponto de, hoje, atendermos 30 milhões de pedidos por ano, em 600 cidades, sempre mantendo o ‘fominha’, como é chamado o nosso cliente, como principal ativo da organização”.

De acordo com o executivo, uma das principais estratégias adotadas para crescer foi manter sócios em todas as cidades, chamados de city managers, que adquirem uma licença e participam dos lucros. “O papel dos city managers é engajar os restaurantes e ajudar na digitalização desses estabelecimentos para poderem atuar no delivery. Portanto, eles são fundamentais para manter a nossa essência que é servir o interior do País. Ou seja, trata-se de uma pessoa local que conhece bem os problemas da cidade, o que permite customizar a taxa cobrada, a forma como trabalha o entregador, etc., respeitando o hábito do consumidor, que é totalmente diferente de Norte ao Sul. O city manager é que garante a nossa visão apurada sobre o cliente local.”

Com essa estratégia, o crescimento se manteve exponencial, ano a ano, chegando em 2019 atendendo 5 milhões de pedidos e se expandindo ainda mais durante a pandemia, quando em, 2020, foi adquirida pela Magalu. Dali para frente, transformou-se em um grupo, com aquisições de outras empresas, incluindo o GrandeChef, plataforma SaaS que atende a todo o mercado. “Estamos posicionados como o segundo maior sistema de delivery do Brasil, em número de pedidos, pretendendo nos aproveitar da nossa expertise em termos de atuação no interior – a única capital em que estamos presentes é em Palmas –, porque ainda faltam cinco mil cidades para serem conquistadas. Queremos estar em cidades pequenas, evitadas pelos grandes players, porque nosso intuito é dar acesso à digitalização onde os outros não querem estar. Nossa missão é levar para todos o que é privilégio de poucos.”

Sobre a experiência do cliente, ele deixou claro que a empresa está sempre de olho no básico bem feito, dentro da jornada, que começa quando o consumidor faz o download do aplicativo, e deve seguir fluindo, se antecipando a qualquer problema que possa surgir. “As tecnologias vão mudando, evoluindo. O que não pode mudar é a satisfação do cliente, aquela que se expressa na recorrência, na fidelização, Para isso, é fundamental também tratarmos bem toda a nossa cadeia de sellers – os clientes que vendem para o consumidor final – oferecendo, visibilidade, taxas compatíveis com o negócio, etc. Isso é respeitá-lo de ponta a ponta. Porque no mercado de food, diferentemente dos demais, o consumidor primeiro escolhe de que estabelecimento quer comprar, depois define o que vai querer pelo cardápio e as ofertas que preparamos em conjunto com o cliente.”

O diretor explicou ainda um dos pilares da Aiqfome, que é o conceito do ganha-ganha-ganha, onde é essencial que todos saiam no lucro, além de falar do braço de entregas, entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 960  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.

A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (08), com a presença de Vinicius Marin, gerente de e-commerce da Kärcher Brasil, que falará da diversificação de produtos e canais no mercado de soluções de limpeza; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Brand lovers: O que leva o consumidor a virar fã de uma marca?”, reunindo Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil, Leonardo Koboldt Araujo, partner e head de experiência do Gad, Danielle Ximenes, gerente de marca responsável por Nissin Lámen, e Camila Couto, diretora executiva de shopper marketing global da The Fini Company.

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