O cliente de luxo



O estudo “O mercado do luxo no Brasil – ano III”, iniciativa conjunta da GfK Brasil e MCF Consultoria & Conhecimento, contemplou o consumidor do luxo e mapeou as preferências e os gostos de 549 consumidores deste segmento no País. A pesquisa foi realizada de novembro de 2008 a fevereiro de 2009 com 102 empresas que atuam no segmento do luxo ou premium no Brasil. O levantamento foi feito pela internet e apontou, por exemplo, que este público consome luxo porque se sente bem (69%).

 

O ticket médio de compra por cliente aumentou em 13% em relação a 2007, passando de R$ 3.050,00 para R$ 3.454,00. As empresas do setor se movimentam constantemente para manter o interesse dos clientes, e a renovação de portfólio foi uma das principais ações neste sentido em 2008, com 28% de menção e com 31% previsto para 2009.

 

Na opinião das empresas, os clientes deste mercado valorizam tanto a exclusividade dos produtos quanto o glamour ou tradição da marca, pois ambos os critérios receberam 35% de menção cada. Os demais critérios citados foram: atendimento personalizado (16%), variedade de produtos e serviços (8%), localização (3%) e preço (2%).

 

As mulheres são a maioria dentre os compradores de artigos de luxo. Apenas 37% dos clientes deste mercado são homens, contra 63% de mulheres. Outro predomínio ocorre no Estado de São Paulo que concentra 61% de consumidores do luxo. Em 2008, só a capital paulista abrigou pouco mais da metade (51%) dos clientes deste mercado. A maior parte dos consumidores do segmento (40%) tem entre 26 e 35 anos, enquanto brasileiros entre 36 e 45 anos representam 24% dos clientes. Considerando a faixa salarial dos consumidores do luxo, percebe-se que 43% deles têm renda mensal superior a R$ 10 mil e 54% fazem investimentos pessoais acima de R$ 100 mil.

 

Marcas – Ao avaliar as preferências e desejos deste público, a pesquisa chegou ao ranking de marcas nacionais e internacionais. A Top of Mind internacional é a Louis Vuitton (23%), seguida pela Giorgio Armani (10%) e Chanel (8%). No ranking de marcas nacionais a Daslu (22%) é a campeã e a segunda colocada é a H. Stern (14%).

 

A Louis Vuitton é a mais citada dentre as marcas de fora do País quando se trata de atributos como prestigiosa (27%) e tradicional (16%). A Giorgio Armani é a “preferida” de 8% dos consumidores, seguida da Louis Vuitton (7%) e Chanel (6%). Dentro do Brasil, tanto a H.Stern quanto a Daslu são consideradas prestigiosas por 19% dos entrevistos. A mais tradicional é a H.Stern (16%), acompanhada da Daslu (14%).

 

A pesquisa também aponta que o sonho de consumo dos clientes do luxo é Prada (7%) e Chanel (6%) e que os entrevistados gostariam de encontrar no Brasil representação da Hermês (6%), Prada (4%) e Victória Secret (3%).

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