Country manager da InDrive descreve o movimento crescente de diversificação de serviços da startup
O mercado de mobilidade urbana e serviços de entrega cresce e se diversifica nos modelos B2C e B2B, exigindo cada vez mais sofisticação e complexidade de logística para atender às várias necessidades dos clientes. Crescendo em meio a esse panorama, a InDrive, que trouxe ao Brasil a modalidade de transporte de passageiros com preços negociados, vem transformando sua plataforma tecnológica em multisserviços, operando também na venda on-line de passagens de ônibus, no delivery para pequenos e médios negócios e com empréstimos aos motoristas parceiros. Detalhando os passos dessa trajetória, que inseriu a subsidiária brasileira como uma das mais importantes, Stefano Mazzaferro, country manager da InDrive no Brasil, participou, hoje (25), da 1076ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Atuando há mais de sete anos no mercado de mobilidade, pelo qual se diz apaixonado, Stefano foi contratado, em abril do ano passado, para ser o primeiro country manager da InDrive em todo o mundo, como um passo da empresa para conhecer melhor e estar mais próxima dos clientes locais. “Estamos falando de uma empresa que tem o segundo aplicativo de transporte e mobilidade mais utilizado no mundo atualmente, com 280 bilhões de downloads e 5 bilhões de corridas realizadas em 12 anos de existência. Ela nasceu e permanece com a proposta de permitir que as pessoas possam escolher o motorista e o carro, e combinar o quanto vai pagar pela corrida, de forma transparente e justa, comprovando que está no nosso DNA a inovação e o foco no cliente. As transformações que viemos passando, ao longo desses anos, nasceu da vontade de impactar mais pessoas com o nosso propósito e modelo de negócio.”
Segundo o executivo, atualmente, o Brasil já está no top 5 em representatividade entre os 48 países onde a InDrive atua, tornando-se o país onde se testam e lançam serviços. “Cresceu por aqui porque trabalhamos com a livre escolha do cliente.” De acordo com o executivo, o mais importante para a empresa é descobrir como escalar o impacto nos mercados, o que significa estar sempre conectado à possibilidade de oferecer serviços mais justos e transparentes. “A InDrive é muito assertiva em identificar quais mercados apresentam mais assimetria na entrega de experiência aos usuários. Foi assim que identificamos, no final do ano passado, no segmento dos ônibus, a cobrança de taxas que chegavam até quase 20% na compra de passagens on-line. Inserimos, então, essa vertical no nosso aplicativo, onde a taxa chega no máximo a 3%.”
Do ponto de vista mais amplo, dentro da trajetória da empresa, Mazzaferro disse que o caminho natural seria seguir rumo a um super app, ou seja, um aplicativo com múltiplos serviços que se complementam. “Assim, a InDrive opera hoje no segmento de mobilidade no transporte de passageiros em carros e motos, nas entregas, seja entre pessoas ou empresas, no serviço interurbano e com os ônibus. E há duas semanas lançamos a possibilidade de empréstimos aos motoristas. É um trabalho contínuo de identificar necessidades e ir diversificando e incorporando as soluções ao nosso portfólio de serviços.” Indagado pela audiência da live sobre a eventual importância dos pequenos e médios negócios para os serviços de delivery da InDrive, o country manager respondeu que, pelas dimensões do País, esse é um mercado muito grande e profundo e, por isso mesmo, ainda muito mal atendido. “Por isso, estamos criando ferramentas para atender com qualidade os pequenos e médios negócios, que é uma vertical que cresce mais de 60% ano a ano na empresa.”
Ao longo da live, o country manager falou também sobre as transformações realizadas na plataforma da InDrive, levando à personalização de tudo, não só na geografia e na logística, regionalizadas, mas também ao que se refere o usuário. Ele explicou, ainda, como funcionam os empréstimos feitos aos motoristas para cobrir pequenas despesas inesperadas e de que forma a empresa utiliza inteligência artificial e machine learning para incrementar soluções para melhorar a experiência dos motoristas e dos clientes, entre outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1075 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (26), trazendo Pedro Guimarães, head de produtos do Ouribank, que abordará a guinada para experiência múltipla, integrada e digital; na quinta, será a vez de Cristiane Macedo, diretora de serviços da Ituran Brasil; e, encerrando a semana o Sextou debaterá o tema “Reputação digital: Como garantir presença positiva da marca?”, reunindo Beto Almeida, CEO da Interbrand, Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil, Raffael Mastrocola, CEO da Jellyfish Brasil, e Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo.