O desafio de encantar os clientes





“As empresas menores ganham na flexibilidade, no atendimento customizado, podendo oferecer um serviço ou produto muito mais moldado às necessidades dos clientes e como uma resposta muito mais rápida as alterações do mercado”, comenta Elizabeth Mariano Matsumoto, sócia-diretora da Seven2Grow, agência de marketing e comunicação, sobre a vantagem das PMEs comparada às grandes corporações.



Para Elizabeth as grandes empresas possuem um mix de produtos bem definido e uma linha de produção muito fragmentada. “Dificilmente conseguem traçar um perfil tão realístico do quadro do cliente, mesmo mediante aos mais avançados sistemas de CRM não conseguiram traduzir uma realidade que respira e se movimenta frente às necessidades, anseios e alterações mercadológicas que são acompanhadas mais facilmente pelas pequenas empresas”, completa a sócia-diretora.



“O diferencial das PMEs está no atendimento personalizado e customizado que cria uma relação de cooperação a ponto de que cada funcionário sinta que está trabalhando como um integrante da empresa do cliente e não para uma conta”, explica Elizabeth. Para ela, essa proximidade gera maior comprometimento com os resultados a serem conquistados.



O diretor executivo da Rae,MP, Marcelo Ponzoni, afirma que a vantagem competitiva das PMEs é a velocidade. “Tanto nas decisões internas para mudança da rota estratégica, como na aplicação destas no mercado, as empresas de pequeno porte saem na frente por conseguirem agir mais rapidamente. A equipe enxuta colabora para isso”, afirma Ponzoni. Além disso, ele comenta que a proximidade e o diálogo são sempre os melhores canais para a identificação das necessidades mercadológicas dos clientes.



Sobre o planejamento estratégico, Ponzoni diz que é a Rae,MP constantemente faz análises dos acontecimentos e debatem sobre o que pode ser melhorado, propondo estratégias para enfrentar o futuro. “É sempre importante contarmos com as nossas verdades, digo isto porque não acredito em suposições. A cada momento uma batalha, você precisa ser real consigo mesmo, ainda que a estratégia seja criar fortes holofotes para ofuscar suas deficiências”, finaliza Ponzoni.


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