O digital cada vez mais real

O avanço do mundo digital é cada vez maior na vida de todos. Não por acaso, hoje uma das principais atividades das pessoas logo ao acordarem é conferir o smartphone. Porém, isso vai além. Praticamente em quase todo momento há algo do mundo digital fazendo parte de nossas vidas. Com isso, as marcas também estão fortalecendo cada vez mais suas estratégias digitais, buscando incrementar a experiência do cliente. E quem tem chamando muita atenção, nesse sentido, nos últimos meses é a aplicação da realidade virtual, VR, e realidade aumentada, AR.
Embora já faça alguns anos que elas estão entre as principais tendências tecnológicas, seu uso tem se intensificado. As empresas estão enxergando nessas soluções a oportunidade não só de ter uma jornada mais completa, com a integração do mundo físico e digital, como também uma forma interativa e inovadora de apresentar informações e conteúdo. “A criatividade é o limite para a criação de experiências únicas. Quando você coloca seus “óculos”, você mergulha em um novo mundo (via VR) ou vê coisas surgirem diante de seus olhos (via AR)”, comenta Patricia Cotti é diretora executiva do Ibevar – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.
A especialista comenta que a convergência do varejo físico e do digital é, há muito, debatida frente as inovações existentes e mudanças dos hábitos de consumo para o que se denomina comportamento cross-channel, integrativo de canais. “A novidade quanto a este tema, entretanto, está nas inovações que vem sendo utilizadas para facilitar esta integração do consumidor, congregador de elementos visuais on-line e físicos, em um único espaço”, completa.
Nesse sentido, Leandro Pires, CEO da NovaHaus, destaca que o futuro das marcas e das lojas de varejo passa por redefinir as experiências de compra, tornando-as mais acessíveis, prazerosas e satisfatórias para os consumidores. “A eficácia das campanhas ainda é discutível, mas os varejistas não podem se dar ao luxo de fechar os olhos para a tecnologia e a demanda do consumidor.” Assim, ele entende que ignorar a realidade virtual poderá custar caro para quem continuar achando que ainda é só coisa de filme de ficção científica.
Ele cita estudo da Worldpay que abordou 2004 brasileiros, onde 73% dos entrevistados têm interesse em fazer compras usando a realidade virtual – um índice significativamente maior que outros países pesquisados como Alemanha (59%) e até mesmo o Japão (57%). Ainda segundo a pesquisa, 85% dos entrevistados consideram adquirir um produto com a tecnologia de realidade virtual e 84% gostariam de ver lojas físicas usando o recurso.
APOSTA DIGITAL
De olho nisso, a Nestlé está investindo na tecnologia para a Páscoa. O foco digital começa já na escolha do presente, por meio do aplicativo Nestlé Realidade Aumentada, criado pela Flex Interativa. Com o recurso, o consumidor pode utilizar o serviço de Promotora Virtual, apontando o celular para materiais informativos disponibilizados em pontos de venda. A assistente, que aparece em realidade aumentada, auxilia na escolha de qual o produto mais indicado para cada necessidade. “A Nestlé investe constantemente em inovação para atender às demandas e necessidades do consumidor, que estão em constante transformação. A aposta no digital vem ao encontro desse cenário. Estamos trazendo novidades não só em portfólio, mas também revolucionando a forma de interação com o cliente no ponto de venda”, afirma Keila Broedel, gerente de marketing de sazonais da Nestlé. As novidades tecnológicas também podem ser vistas nos produtos. O Nestlé Surpresa vem com brindes especiais para visualização em realidade aumentada.
Já o Grupo Latam Airlines lançou um sistema de realidade aumentada para o seu aplicativo, no qual os passageiros podem verificar com antecedência se a bagagem de mão atende ou não às especificações permitidas. “Esse atributo que acabamos de lançar está em linha com nosso esforço de gerar opções cada vez mais vivenciáveis para que o passageiro seja o protagonista de sua própria jornada. A verificação da bagagem de mão via realidade aumentada permitirá aos nossos clientes ter uma referência para checar, com antecedência, se a sua bagagem de mão atende às medidas permitidas”, afirma Dirk John, vice-presidente de digital da Latam.
A Casas Bahia também disponibilizou um aplicativo de realidade aumentada, que permite a visualização do produto escolhido no ambiente que o cliente preferir. São mais de 200 móveis, com soluções para dormitório, sala de estar, sala de jantar, cozinha e escritório. Além disso, é possível salvar a imagem do produto e compartilhá-la por meio das redes sociais, WhatsApp e e-mail. “O objetivo principal é oferecer ao cliente uma experiência visual de um produto em 3D, permitindo que ele explore qualquer cenário ou ambiente, facilitando sua tomada de decisão de compra e tornando sua jornada mais cômoda, ágil e fluída”, explica o COO da Via Varejo, Paulo Naliato.
Com o mesmo conceito, a MRV Engenharia transformou a forma dos clientes visitarem os apartamentos decorados em seus Plantões de Vendas com o uso de óculos de realidade virtual. A construtora investiu no “My Home Experience”, ferramenta que transporta o usuário para um ambiente virtual e o faz enxergar detalhes em profundidade de um imóvel digitalmente construído, onde é possível caminhar por todo o apartamento. A ferramenta traz ainda a possibilidade do cliente personalizar o imóvel em minutos. Segundo o diretor de comunicação, marketing e vendas da MRV Engenharia, Rodrigo Resende, o investimento na ferramenta de realidade virtual faz parte de uma estratégia de inovação por parte da construtora. “Estamos sempre em busca de práticas inovadoras para melhorar a experiência do cliente com o nosso produto durante o processo de vendas”, explicou.
Leia mais sobre a tecnologia:
Imagine o mundo físico das lojas com a aplicação das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada
O quanto uma tecnologia fascinante mudará a nossa forma de viver
Integração da realidade virtual com o comércio eletrônico vai transformar o varejo
Como a experiência com realidade virtual pode mudar o comportamento de compra
Com app de realidade aumentada, consumidor tem acesso às informações dos produtos de forma interativa
Oficinas da marca vão contar com acompanhamento em tempo real de especialistas da fábrica
Tecnologia combina conteúdo de RV com movimentos do veículo em tempo real
Sistema de Realidade Aumentada permite verificar se bagagem de mão atende especificações permitidas
Jogo conta com uso de óculos de realidade virtual criado para a ação
Aplicativo permite que cliente experimente móveis no ambiente que desejar
Tecnologia de realidade virtual transforma experiência de visitar apartamento decorado
App em realidade aumentada explica, de forma interativa, principais características de série especial de carros
Espaço contara com totens digitais, holograma, QR code e realidade aumentada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima