Os consumidores já estão ficando acostumados a utilizar plataformas digitais para transações bancárias como consulta de saldo, pagamento de boletos, entre outras possibilidades. Mas, algo que tem ganhado destaque no mercado é a tomada de crédito online, cada vez mais significativa para o setor. Atualmente, segundo Marco Mastroeni, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, o maior montante do crédito ainda é concedido pessoalmente, pelo modo tradicional, mas, ao mesmo tempo, a importância do digital vem crescendo cada vez mais. Por isso, o executivo comenta que, em pouco tempo, deve haver uma inversão do cenário.
Ele acrescenta que, hoje em dia, todo novo produto é pensado sobre a ótica do digital, e a tendência é que, com o tempo, esse se torne o principal canal. “No ano todo de 2015, foram R$ 1,7 bilhão de crédito via mobile”, completa. O diretor aponta que no financiamento de veículos do Banco do Brasil, o crédito digital já corresponde a um valor significativo do total. “Só para ter uma ideia, as transações de crédito veículo no mobile representam cerca de 6% do total de crédito veículo contratado no BB. Consideramos esse dado significativo porque a ferramenta foi lançada em setembro do ano passado”, responde.
Um fator que pode explicar o sucesso dessas plataformas é a praticidade. “Os clientes que possuem limite de crédito pré-aprovado fazem a solicitação do crédito de forma on-line nesses canais e, na mesma hora, o valor do empréstimo é creditado na conta, sem nenhuma burocracia ou intervenção humana do lado do Banco”, afirma Mastroeni. Ele comenta também que, o crédito online facilita a vida do cliente, já que a operação pode ser feita de qualquer lugar, em qualquer horário.
Além dessa questão, o crédito via plataformas digitais permite uma maior pesquisa e dá mais tempo para pensar. Segundo o diretor, nos canais digitais o cliente pode comparar vários bancos e achar o que tem um preço melhor, além disso, é possível fazer simulações para planejar seu empréstimo. “Por meio dos canais digitais o cliente BB pode efetuar simulações das opções que estão à disposição, e optar pela que melhor atende às suas necessidades. É normal os clientes utilizarem os simuladores diversas vezes antes de tomar uma decisão”, afirma.