Diretor da GS1 Brasil expõe as possibilidades de uso dos códigos e as vantagens para empresas e clientes
O código de barras, antes tido apenas como uma forma do varejista controlar estoque, preços e ganhar tempo no check-out, passa a ter, agora, uma nova dimensão, na direção de experiência do consumidor. Trata-se do código 2D, ou bidimensional, que embute dados bem mais amplos que permitem ao cliente, na leitura em QR Code, saber a origem do produto, data de validade, etc., sendo útil também em outros setores, como na saúde. Esse cenário de inovação foi apresentado, hoje (23), na 950ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, por Silveraldo Mendes, diretor de relacionamento com o associado da Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil, que fornece as licenças para uso do código de barra e possui uma base de 58 mil associados.
Iniciando com uma visão panorâmica do que é a GS1, o executivo explicou que se trata de uma entidade sem fins lucrativos, presente em 150 países, com a atividade voltada para padrões e identificação de produtos, transformando isso em código de barras, automatizando a entrada dessas informações em uma base de dados. Criada nos Estados Unidos, há 50 anos, a associação veio para o Brasil há 10 anos, “onde estamos há quatro décadas disseminando tudo o que as soluções e a tecnologia da GS1 podem oferecer”.
Atualmente, são mais de dois milhões de associados ao redor do mundo, com os códigos de barras sendo lidos 10 bilhões de vezes por dia, em mais de 1 bilhão de produtos codificados. “No Brasil, a GS1 conta com 58 mil associados, de mais de 40 setores, como varejo físico, saúde, indústrias, e-commerce, etc, nos relacionando com empresas que representam 36% do PIB do País.” Silveraldo explicou que o foco está tanto na automação, ou seja, na captura das informações de identificação do produto, como também na qualidade dos dados, englobando a segurança dos alimentos, cuidados com a saúde de pacientes, rastreabilidade de sustentabilidade, visibilidade com transparência, entre outros.
Indo para sua área de relacionamento com os associados, ele afirmou que a busca é por se antecipar aos anseios dos mesmos, por meio de um mapeamento feito a partir de pesquisas com a base. “Procuramos usar a empatia, em sua verdadeira essência, que é colocarmo-nos no lugar da pessoa e sentir a dor que ela está manifestando.” Depois de explicar as tecnologias utilizadas e o que significa os números e suas sequências, o diretor contou que, até recentemente, só havia o código de barras linear, com as informações básicas do produto, preço, etc. Porém, agora, a GS1 já fornece o código 2D, permitindo ao consumidor ter acesso a mais dados. “Com o uso de QR Code, o consumidor pode, por meio de uma página de web, ter acesso a uma receita preparada com aquele alimento, prazo de validade do produto, sendo possível até incluir um áudio para informar pessoas com deficiência visual. Ou seja, é toda uma nova experiência, com o cliente podendo saber tudo o que o produto pode beneficiá-lo, incluindo a rastreabilidade, ou seja, estar informado a origem daquela fruta, verdura ou legume, e por aí em diante.”
Ele falou também de que forma todas as áreas da associação estão envolvidas, juntamente com a central de relacionamento, para manter os associados e consumidores informados. Houve tempo para o diretor responder questões levantadas pela audiência da live. Sobre a forma que o código bidimensional pode evitar desperdícios no varejo e garantir mais segurança no consumo, ele deu exemplo de que o código pode informar como se reutilizar o produto, a data da validade e controle do mesmo, e incluir características do produto para a pessoa saber exatamente o que está consumindo.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 949 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 2,9 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (24), recebendo Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi (Renata, Galo e Todeschini), que falará do encantamento do consumidor como meta do negócio; na quinta, será a vez de Yuri Abreu, CEO da Soldiers Nutrition: e , encerrando a semana, o Sextou irá debater o tema “Cliente global: Avanços na experiência já são percebidos na ponta?”, reunindo Melissa Riley, especialista em CX e customer insights, João Pedro Sant’Anna, CEO da SellersFlow, Ladislau Batalha, CEO do LAB Experience e do ICXI, e Thiago Quintino, CEO e founder da WCES Word Customer Economic Science.