Rafael Couto, gerente sênior de soluções para compradores da divisão Worldpanel da Kantar

O impacto da recuperação judicial das Lojas Americanas no mercado

Estudo da Kantar indica que, para minimizar os impactos, é importante entender quem é o consumidor das Lojas Americanas e seu comportamento de compra 

A Kantar, especializada em dados, insights e consultoria, divulgou estudo a respeito de como o processo de recuperação judicial das Lojas Americanas afeta marcas, categorias e varejistas brasileiros. A companhia tem uma dívida total de R$ 43 bilhões, dos quais aproximadamente R$ 875 milhões são para micro, pequenas e médias empresas brasileiras, de acordo com cálculos divulgados pela imprensa.

“Esse endividamento representa um cenário complicado e de riscos para os fornecedores de produtos. Para minimizar os impactos, é importante entender quem é esse consumidor das Lojas Americanas, seu comportamento de compra e onde mais o mesmo realiza suas compras”, afirma Rafael Kröger Couto, diretor de análises avançadas da Kantar, segundo o qual, nos últimos 12 meses, cerca de 20 milhões de lares brasileiros compraram nas Lojas Americanas. O número reforça a importância da empresa para os consumidores e representa um crescimento de 13% na base de compradores em relação ao intervalo anterior.

Algumas cestas de produtos e categorias devem ser mais impactadas por essa situação. Por exemplo, o estudo da Kantar indica que a recuperação judicial deve afetar bastante a cesta de Higiene e Beleza, que é 41% mais relevante em valor nas Lojas Americanas do que na média do mercado. E a varejista também desponta entre os consumidores nas categorias de indulgências, visto que 26% dos lares compram snacks, biscoitos e chocolates em suas lojas físicas ou on-line. Já na Páscoa, ela representa 11% do volume vendido em chocolates no Brasil.

“É importante entender quais outros canais poderiam absorver essa demanda das Lojas Americanas. Por exemplo, para o seu consumidor, o canal Super de Rede (grandes redes de supermercados) é 15% mais representativo em valor do que para a média do mercado.”, completou Couto.

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