O novo cliente

Para entender o que sente, o que gosta, o que quer e como compra esse novo cliente brasileiro, a E- Consulting ouviu mais de 2.356 consumidores para apontar as principais características deste consumidor que passou a revolucionar a maneira de comprar. Para garantir as melhores práticas nesta relação, a E- Consulting elencou as características mais relevantes do Consumidor 2.0:
1 – Está em mutação, mas prefere que digam que é evolução;
2 – Tem múltiplos chapéus: consumidor, cidadão, acionista, colaborador, etc (é uma miríade de tons de cinza);
3 – Está sempre aberto à experimentação, muitas vezes é taxado de infiel por entrar na onda do efeito viral,
mas pode voltar a ser fiel para empresa a qualquer momento;
4 – Engaja em redes e comunidades para trocar informações sobre marcas e produtos e também sobre pessoas, tendências, fofocas…
5 – É simpático ao conceito de gratuidade;
6 – Aproveita todas as possibilidades da realidade multimídia e multidevice que estão dentro das suas próprias possibilidades;
7 – Não é fixo a sua classe social e muito menos aos seus avatares; 
8 – “Conheço” meus “direitos” e “defendo” meu “ponto de vista”;
9 – Gera mídia e conteúdo, ampliando seu poder de atuação e influência;
10 – Não liga para propaganda, mas valoriza a boa comunicação. Não tem problema em elogiar, recomendar, criticar, processar… 
11 – Quer saber quais são seus valores e políticas, o que sua marca significa;
12 – Diz que é sustentável e que exige sustentabilidade da marca, mas na verdade precisa de um empurrãozinho;
13 – Mesmo sem necessariamente saber, se posiciona como principal acionista da empresa. Advoga pró-socialismo do cliente;
14 – Exige qualidade e uma relação valor-preço que lhe pareça justa. Para início de conversa;
15 – Interage e exige feedback qualificado e rápido em todos os canais que quiser e nos que a empresa deixar.

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