O papel do marketing digital no relacionamento com o cliente

Apostar no relacionamento e na hiperpersonalização serão os grandes diferenciais de negócios na era digital

Autor: Nick Farr 

Passou o tempo em que o marketing digital era uma ferramenta que apenas completava o plano de negócios das empresas. Quem não tinha pressa em avançar na digitalização das atividades foi empurrado à força pela pandemia, que tornou a gestão digital dos negócios e dos relacionamentos uma necessidade.

Os benefícios do marketing digital, se comparado aos outros modelos, são indiscutíveis. E podemos destacar três fatores principais para esta conclusão: o imediatismo, a hiperpersonalização e a automação.

O mundo digital é muito ágil e, quase sempre, as informações estão disponíveis em tempo real. Uma campanha pode ser medida rapidamente, sua efetividade atestada, e correções de rota adotadas. É muito diferente de quando esperávamos semanas, ou meses, para entendermos se a campanha era um sucesso ou não.

Esse imediatismo nos deixa personalizar radicalmente a comunicação com os clientes. Se eu posso receber um retorno quase em tempo real, também é possível entender cada cliente e me adaptar a ele – seja perguntando qual produto ou serviço é mais interessante ou identificando a linguagem que vai conversar melhor com ele e com seu momento de vida e/ou jornada de compra. Portanto, ao entender como trabalhar os dados do cliente, ganhamos eficiência nas mensagens e somos mais efetivos.

Mas, personalizar conteúdo em tempo real para um grupo de clientes também não é simples. E aqui entra a terceira grande vantagem do marketing digital – a automação. Essa área está passando por mais uma grande transformação com a chegada de recursos de inteligência artificial que agilizam o trabalho e escalam os esforços.

Então no mundo digital é possível entender o cliente rapidamente, adaptar abordagens para suas necessidades daquele momento e automatizar os processos para conseguir escala.

O resultado de uma estratégia bem aplicada é um consumidor fiel à marca e que terá mais chances de comprar um novo produto e/ou serviço ofertado a ele. Isso também gera uma economia para os negócios, já que capturar um novo cliente chega a ser até 25 vezes mais caro do que ativar alguém que já faz parte da sua carteira.

Soma-se a isso o fato de que mais de 90% dos brasileiros já buscam conteúdo on-line antes de se decidir por uma compra, de acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, e você tem a fórmula para o sucesso na economia da informação.

Isso vale para empresas de todos os setores da economia: do varejo ao agronegócio, da tecnologia ao turismo, das microempresas à multinacional. Uma pesquisa recente da HubSpot mostra que 84% dos profissionais de Marketing consideram o conteúdo a parte mais importante do marketing e 50% deles estão investindo mais em marketing de conteúdo do que em novos canais. Apostar no relacionamento e na hiperpersonalização serão os grandes diferenciais de negócios na era digital.

O relacionamento é a base do marketing moderno. E fazer essa gestão de forma eficiente é o que trará sucesso às empresas. Isso significa dominar o mundo digital, saber transformar dados em conhecimento e usar esses elementos com criatividade, ética e disciplina. E faremos isso apoiados, por um lado, no que existe de mais moderno em tecnologia, e por outro, em muita empatia e vontade de encontrar o cliente quando ele mais precisa.

Nick Farr é gerente de vendas da HubSpot no Brasil.

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