O perfil dos usuários brasileiros do Twitter



A Bullet, agência de marketing promocional, realizou pesquisa para mapear os usuários brasileiros do Twitter – ferramenta social on-line que permite que pessoas comuniquem-se por meio de troca instantânea de mensagens em até 140 caracteres. O objetivo é analisar quem são esses internautas, seus comportamentos e a maneiras de como se relacionam com a ferramenta. A pesquisa foi desenvolvida no período entre 27 e 29 de abril, com uma amostragem de 3268 usuários brasileiros.

 

Com os dados coletados, foi possível definir o usuário padrão do Twitter no Brasil. Em sua maioria (61%), homens, jovens-adultos, na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior e pessoas já graduadas na universidade. São heavy users de Internet e costumam passar quase 50 horas semanais conectados. Conhecem e utilizam as principais ferramentas 2.0. Quase 60% dos usuários são formadores de opinião e possuem seu próprio blog, além do Twitter. Conhecem a ferramenta por meio de amigos (boca-a-boca) e posts em outros blogs.

 

Há também uma boa notícia para o mercado. As empresas que estão pensando em abrir contas no Twitter ou criar ações focadas nesse público podem ir adiante. A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante ações publicitárias na ferramenta, desde com relevância. Quase a metade dos entrevistados (51%) nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse e ainda 33% já participaram de algum tipo de ação publicitária no Twitter. Cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima