O que os brasileiros acham dos bancos?

Dos brasileiros, seis em cada 10 manifestaram sentimentos positivos em relação aos bancos, segundo dados coletados pelo estudo Report Setorial Bancos 2015, realizado pela Polis Consulting e NetBase durante o mês de janeiro, que revelou um cenário bom para a imagem das principais instituições financeiras em operação no Brasil. Ao todo, foram analisadas mais de 53 mil conversas. “Embora seja um setor delicado do ponto de vista de relacionamento com o cliente, o brasileiro demonstra empatia em relação aos bancos”, diz Ingrid Mantovani, especialista em mídias sociais da Polis Consulting, que dirigiu a pesquisa. “A revelação é amplamente referendada pelo grande número de menções às marcas, foram mais de 126 mil citações em cerca de 117 mil comentários.”
O levantamento acompanhou e analisou as menções a marcas e conversas nas redes sociais sobre sete companhias (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú e Santander). Entre outras variáveis, o estudo analisou quesitos como Comportamento, Atributos, Emoções e Paixão em relação a cada uma das marcas. Um dado que chama a atenção é a expressão emocional mais presente em relação às instituições financeiras. A palavra que os consumidores mais usaram é “Amar”. Mas o que os brasileiros amam em seus bancos? Há várias pistas que podem ser inferidas a partir do estudo, mas uma delas talvez venha das expressões relacionadas a Comportamentos levantadas no estudo: as palavras mais repetidas foram “comprar” e “usar”.
Em termos de ranking, o banco mais comentado foi o Itaú, com 37 mil menções, seguido pelo Bradesco, o segundo colocado, com 28 mil citações. Em seguida vêm: Banco do Brasil (25,8 mil), Caixa (16,7 mil), Santander (14 mil), Citibank (7,1 mil) e HSBC (6,2 mil). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima