O Instituto Qualibest realizou uma pesquisa para entender o comportamento
dos internautas em relação à questão do consumo consciente. Quatro categorias de
produtos foram avaliadas: roupas, produtos de higiene pessoal, produtos
eletro-eletrônicos e produtos para alimentação. Em todas essas categorias,
qualidade e preço foram considerados os fatores mais importantes na decisão de
compra. “Ser adequado ao meio ambiente”, item que revela a presença do consumo
consciente, embora seja o 3º item mais importante em três das categorias
avaliadas, não se encontra na mesma posição de destaque dada aos fatores
qualidade e preço.
A pesquisa teve o seguinte quadro em relação ao fator
considerado como o mais importante na hora da compra:
Roupa |
Higiene Pessoal |
Eletro-eletrônicos |
Alimentação |
|
Qualidade |
53 |
61 |
43 |
69 |
Preço |
32 |
21 |
27 |
14 |
Ser adequado ao meio ambiente |
5 |
7 |
8 |
6 |
Marca |
3 |
4 |
16 |
6 |
Estar na moda |
3 |
0 |
2 |
1 |
Disponibilidade do produto |
2 |
3 |
2 |
2 |
Ser de uma empresa socialmente responsável |
2 |
4 |
2 |
2 |
Os
internautas também foram indagados sobre o comportamento em relação a algumas
atitudes relacionadas ao consumo, e foram constatados que 89% concordam que as
pessoas costumam consumir muito por impulso. A pesquisa mostra também que 43%
concordam que ter mais coisas do que possuem hoje os faria mais feliz. Outro
dado interessante é que 28% nunca pararam para pensar sobre a forma como
consomem, assim como 28% não se importam em pagar juros para comprar um produto
que desejam muito. Além disso, a pesquisa aponta que 12% acreditam ser muito
importante ter um estilo de vida parecido com o de seus amigos.