O que se pensa sobre consumo cosciente


O Instituto Qualibest realizou uma pesquisa para entender o comportamento
dos internautas em relação à questão do consumo consciente. Quatro categorias de
produtos foram avaliadas: roupas, produtos de higiene pessoal, produtos
eletro-eletrônicos e produtos para alimentação. Em todas essas categorias,
qualidade e preço foram considerados os fatores mais importantes na decisão de
compra. “Ser adequado ao meio ambiente”, item que revela a presença do consumo
consciente, embora seja o 3º item mais importante em três das categorias
avaliadas, não se encontra na mesma posição de destaque dada aos fatores
qualidade e preço.

A pesquisa teve o seguinte quadro em relação ao fator
considerado como o mais importante na hora da compra:

 

Roupa

Higiene Pessoal

Eletro-eletrônicos

Alimentação

Qualidade

53

61

43

69

Preço

32

21

27

14

Ser adequado ao meio ambiente

5

7

8

6

Marca

3

4

16

6

Estar na moda

3

0

2

1

Disponibilidade do produto

2

3

2

2

Ser de uma empresa socialmente responsável

2

4

2

2


Os
internautas também foram indagados sobre o comportamento em relação a algumas
atitudes relacionadas ao consumo, e foram constatados que 89% concordam que as
pessoas costumam consumir muito por impulso. A pesquisa mostra também que 43%
concordam que ter mais coisas do que possuem hoje os faria mais feliz. Outro
dado interessante é que 28% nunca pararam para pensar sobre a forma como
consomem, assim como 28% não se importam em pagar juros para comprar um produto
que desejam muito. Além disso, a pesquisa aponta que 12% acreditam ser muito
importante ter um estilo de vida parecido com o de seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima