Diretora da Goodyear detalha as ações para criar uma conexão e maior proximidade com a rede oficial de revenda e o consumidor final
Os pneus carregam um forte conceito de garantia de segurança, qualidade e sustentabilidade. É por esse motivo que Goodyear do Brasil vem trabalhando fortemente uma política de conexão e proximidade com o consumidor final, envolvendo também uma rede de mais de mil revendedores oficiais espalhados pelo País. Para isso, a empresa estreou nova fase da campanha “Pode Contar”, que reforça a cultura de centralidade do cliente, e criou o selo “Revendedor Oficial do Dia”, reconhecendo aquele que se destaca nos parâmetros de qualidade e confiança. Detalhando a evolução desse processo, Débora da Cruz, diretora de marketing da Goodyear do Brasil, participou, hoje (23), da 1055ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
De início, a executiva destacou que este ano iniciam as comemorações dos 100 anos de lançamento do Goodyear Blimp, símbolo de inovação em marketing e marco na história da empresa fundada nos Estados Unidos, em 1898, especializada em pneus não só para o segmento automotivo, mas também para transportes, agro, esporte, entre outros. Ela fez questão de salientar a cultura de centralidade do cliente na companhia, tratando-se de um fator estratégico, uma jornada diária de descobrir como conquistar novos clientes, fidelizar, melhorar a comunicação de marca e se diferenciar no mercado. “Ou seja, trabalhamos a experiência mantendo o cliente no centro de tudo o que fazemos.”
Esse mapa estratégico é dividido em dois pilares: a rede de revendedores oficiais, com cerca de mil pontos de vendas em todo o território nacional, e os consumidores finais, “que é onde a companhia procura impactar o maior número de pessoas possível para que a marca esteja conectada com o dia a dia dos brasileiros”. Ao explicar de que forma se dá a aproximação da empresa com o consumidor final por meio do marketing, Débora contou que, no Brasil, a área é dividida nos segmentos de produto, com total foco no cliente; de marca, onde são trabalhados todos os projetos aspiracionais que incluem o Blimp, as grandes competições automobilísticas pelo país, etc.; de trade marketing, de onde saem as diversas campanhas que visam impactar os atuais e futuros consumidores; e o pilar do digital, linkado com a área de CX, envolvendo toda a parte de redes sociais, CRM, SAC, cuidando da experiência do cliente em todos os pontos de contato.
Quanto à rede de revendedores, que são os clientes dotados pela companhia com as ferramentas para encantar o consumidor final, foi criado o selo “Revendedor Oficial do Dia”, baseado nos parâmetros de qualidade, garantia e confiança. “Se trata, aqui, da indústria Goodyear falando a mesma linguagem do revendedor oficial lá na ponta, chancelando os serviços prestados por ele ao consumidor final. Para que isso se tornasse realidade, realizamos um amplo programa de treinamento por meio de nossos embaixadores, capacitando o revendedor a entregar excelência na experiência do consumidor tanto na loja física como na on-line. Isso é o reflexo da nossa campanha ‘Pode Contar’, é o comprometimento de manter os clientes no centro da nossa atenção.”
Após detalhar de que forma cada área trabalha para que as ferramentas cheguem às revendas, a executiva explicou como são recebidos os insumos e insights para tomada de decisões, com todos os pilares do seu setor se retroalimentando. No desenvolver da live, ela falou ainda da importância da participação nas competições automobilísticas, criando performance e sustentabilidade que acaba chegando à produção de pneus para o consumidor final. Respondeu também questões levantadas pela audiência sobre a vinculação do aumento de portfólio de produtos no ano passado com a campanha “Pode Contar” e como recebem e tratam, com uso de inteligência artificial, os insights sobre o uso dos produtos ao longo do tempo, entre muitos outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1054 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana com o Sextou, que debaterá o tema “Comportamento do consumidor: teremos (muitas) mudanças em 2025?”, reunindo Andrea Stoll, líder de NIQ E-commerce, e Renato Meirelles, presidente e fundador do Instituto Locomotiva.