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O usuário de telefonia móvel



Os consumidores não consideram seguro pagar as contas por meio do celular. É o que mostra pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP. Dentre os entrevistados pessoalmente, 75,56% responderam que não acharia seguro e, dentre os internautas, 66,22%. O estudo aponta ainda que a maioria dos entrevistados (73,47%) possui telefone celular e, para estes, o principal motivo para ter um celular é a acessibilidade que garante facilidade e rapidez nas comunicações (54,44%). Dentre os que não possuem telefone celular, o principal motivo alegado foi “não vejo necessidade” (47,69%).

 

A maioria das pessoas entrevistadas (64,44%) não comparou os planos oferecidos entre as operadoras antes de adquirir o celular. O principal motivo alegado por 46,55% dos que não compararam foi o fato de só haver interesse por uma determinada operadora. Para 31,03%, simplesmente não houve interesse em efetuar a comparação. Entretanto, ressalta-se que o restante dos entrevistados (22,41%) não conseguiu fazer a comparação, seja porque não sabia, seja porque as informações das operadoras são insuficientes ou pela diversidade de apresentação dos planos entre as operadoras que impossibilitou a comparação.

 

Quando o consumidor foi indagado sobre o principal critério de escolha no momento da compra do aparelho celular, as opiniões se dividiram: 45,56% apontaram como fator mais importante os planos oferecidos pela operadora escolhida (principalmente os planos que levam em consideração as ligações efetuadas para a mesma operadora) e 41,67% apontaram os recursos do aparelho. Quanto à utilização do celular, a maioria utiliza tanto para efetuar quanto para receber ligações (63,33%), mas 27,22% alegaram que utilizam mais para receber ligações.

 

Confirmando as estatísticas, a esmagadora maioria dos entrevistados (89,44%) aderiu ao sistema pré-pago e o principal motivo alegado, com 44,10% das respostas, foi maior facilidade para controlar os gastos. “Não quero ter compromisso com conta” foi o segundo motivo mais mencionado (27,95%). É importante notar que 10,56% dos que declararam possuir celular pré-pago informaram que o principal motivo que os levaram a aderir a esse sistema foi a tarifa mais barata. Quanto aos que aderiram ao sistema pós-pago, 36,84% o fizeram em função dos planos e promoções da operadora e 31,58% em função da tarifa mais barata.

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