Mais do que somente aproveitar uma promoção e bons produtos, muitos clientes já aproveitam a Black Friday para realizar as compras de Natal. Ou, inclusive, faz do evento uma oportunidade de pesquisar possíveis presentes e ofertas para a lista de pedidos do Papai Noel. Até por conta disso, as empresas se atentam duas vezes às procuras dos clientes, justamente, para entender o que compõe entre seus itens de desejo. “Essa é uma boa oportunidade para as empresas gerarem vendas, já que o tráfego aumenta na data”, afirma Débora Capobianco, gerente de marketing da Privalia. A executiva ainda acrescenta que nos últimos dois anos foi possível perceber um crescimento específico de visitantes nas primeiras horas do evento. “Acredito que o consumidor brasileiro passou a adotar a data e aproveitar as ofertas do dia para centralizar as compras”, avalia.
Para conseguir fazer com que os clientes aproveitam a data da melhor forma e, ainda, com que a empresa tenha bons resultados, ela conta que a Privalia realizou algumas parcerias com marcas famosas, como Arezzo e Lacoste, e frete grátis aos compradores que pagarem com PayPal. Além disso, os clientes que possuírem o aplicativo Privalia Mobile também irão contar com a vantagem de ter acesso às ofertas antes de outros compradores. “O estoque é limitado, então poder comprar antes é um benefício para garantir o produto desejado”, conta Débora. Essa é a estratégia da empresa para conquistar ainda mais sua base e chamar atenção do público em um momento que todas as lojas disputam por um instante.
Só que a executiva ressalta: não se pode apenas pensar em bons descontos e promoções apenas durante a Black Friday e é essencial ter uma boa estrutura para dar conta da vazão de pessoas que visitam os sites. A importância do primeiro é porque o cliente que compra no e-commerce durante a data, muitas vezes, já é irá às lojas que possui alguma afinidade. Assim, o relacionamento positivo e duradouro que se pode construir durante o evento tem que começar a ser formado antes dele. Já o outro ponto é justamente em proporcionar um funcionamento e atendimento de excelência, a fim de manter a satisfação do público em alta. “O risco de não prestar um bom serviço é de perder sua credibilidade com o consumidor e gerar danos à sua imagem”, alerta.