Luciana Piedemonte, diretora de brand & commerce da divisão Insights da Kantar

Os novos hábitos de consumo na América Latina

De acordo com o mais recente estudo “Barômetro Covid-19”, realizado pela  Kantar, ouvindo 11 mil  entrevistados de 21 países, os latinos, em comparação com o restante do mundo, são os que passam mais tempo com a família, melhor se adaptam ao modelo de home office e estão mais conectados virtualmente. Eles também comem menos comida saudável (18%) contra a 22% da média global e fazem menos compras on-line (24%) do que nos demais continentes (27%). O Brasil foi o país que registrou maior aumento de compras digitais na região, com 30% de incremento, enquanto a Argentina aparece na última posição, com 20%.

O estudo fez a comparação de todos esses dados em momentos pré e pós pandemia e constatou também que, entre os povos latinos, os brasileiros foram os que mais incrementaram suas medidas de higiene dentro do lar para combater o novo coronavírus. Com 36% da população mudando seus hábitos de higiene, contra 25% dos mexicanos e colombianos. A Colômbia foi o país onde as pessoas passaram maior tempo em casa com a família (33%), seguido de México (30%) e logo atrás, Brasil (29%) e Argentina (28%).

“O isolamento social mudou a forma de comprar na América Latina. Entre os países da região, a Argentina era o país que tinha o canal de compras online mais desenvolvido antes da pandemia. Já Brasil e México eram os que apresentavam menor penetração desse canal. A pandemia serviu como um catalisador para o e-commerce no Brasil.”, comenta Luciana Piedemonte, diretora de brand & commerce da divisão Insights da Kantar.

Outro dado relevante da pesquisa é que 28% dos colombianos levam uma vida mais saudável agora, se exercitando em casa, do que antes da pandemia. Enquanto 23% dos mexicanos passaram a cuidar da alimentação e optaram por comer de forma mais saudável.

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