A popularidade dos tablets superou o patamar dos fãs de tecnologia e chegou a um público bastante peculiar: as mães. Segundo pesquisa do Mercado Livre, realizada pela OH! Panel, este é o presente favorito que aproximadamente uma em cada três mulheres entrevistadas em oito países da América Latina deseja receber no Dia das Mães. Se consideradas só as entrevistas com mulheres brasileiras, 38,9% querem um tablet. O país está atrás apenas das Equador, onde 60% das pessoas ouvidas disseram querer o produto.
A pesquisa do ano passado apontava interesse das mulheres por smartphones, categoria que está agora em segundo lugar, pois iPads, Galaxy Tab e outros tablets provaram sua utilidade e viraram sonho de consumo. De acordo com a pesquisa, 19,5% das mães disseram ver com bons olhos ganhar um celular ou smartphone de presente e 18,2%, um notebook ou laptop.
Fora do segmento tecnológico, o destaque foi o turismo. 12,4% das entrevistadas brasileiras citaram querer ganhar uma viagem de presente. Uma outra opção seriam as roupas e acessórios de moda, com 12,3%. Apesar do interesse por tecnologia, as mães deixaram nas entrelinhas que continuam dando muito valor para alguns mimos. Quando perguntadas qual foi o presente que mais gostou de receber no seu dia, 19,3% das entrevistadas citaram as flores e 15,3% cartas e desenhos.
A pesquisa também revela informações importantes para quem ainda não comprou o presente para sua mãe. Em primeiro lugar, elas gostam de ser surpreendidas – apenas uma a cada cinco entrevistadas respondeu que gosta de escolher o seu presente. A pesquisa realizada pela OH! Panel também revelou que as mães já estão ligadas nas redes sociais. Se considerados os oito países, 78,9% disseram que têm perfis ativos, sendo o Facebook a opção preferida por nove em cada dez das entrevistadas. No total, foram entrevistadas mais de 1,6 mil mulheres de oito países diferentes (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela), entre os dias 16 e 24 de abril.