A Ouvidoria Geral da Previdência Social inaugura, hoje (31/03), o Sou-Web, sistema on-line para solucionar reclamações. O usuário poderá fazer o registro pela Internet das sugestões, denúncias, reclamações ou elogios, além de acompanhar o andamento.
De acordo com o ouvidor Paulo Marcello Marques, o Sou-Web vai diminuir o tempo de resposta, que varia de acordo com o tipo da demanda. Ele lembra que as denúncias são analisadas e encaminhadas aos setores devidos de forma segura e sigilosa. Além de haver economia de papel, pois todas as informações serão digitalizadas.
Marques acrescentou que o sistema permite a tramitação mais rápida entre a Ouvidoria e os setores que solucionam os casos, e, conseqüentemente, entre a Ouvidoria e o cidadão. Ele explicou que, antes, os encaminhamentos eram feitos em lotes, a cada 10 dias, por agência ou setor. Agora, com o novo sistema, o trâmite será on-line.
A Ouvidoria recebe uma média de 17 mil registros por mês, a maioria reclamações sobre benefícios, seja por atraso na concessão, na revisão, no recurso ou no pagamento. Em 2007, as reclamações sobre benefícios representaram 83% da demanda. De janeiro a dezembro de 2007, dos 170.964 registros novos que entraram na Ouvidoria, houve resposta e solução para 140.799 casos.